Cidadeverde.com

Produtos em supermercados tem 24% a mais de agrotóxico

Imprimir
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado divulgou hoje (29), durante o Seminário Estadual sobre Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, que os produtos expostos em supermercado estão com nível de presença de agrotóxico 24% acima do permitido.

O dado, ainda parcial, é do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi divulgado pela diretora da Divisa, Tatiana Chaves.


Esse tipo de veneno pode causar sérios riscos à saúde humana, que poderão variar desde sintomas como dores de cabeça, alergia e coceiras, até distúrbios do sistema nervoso central, hepatopatias e câncer, nos casos mais graves de exposição, como é o caso dos trabalhadores rurais. “Apesar de o percentual ter sido alto, nós já avançamos muito. Os comerciantes estão preocupados com esta realidade e estão tentando fazer o rastreamento até aos produtores, garantindo assim a implantação das boas práticas agrícolas”, disse Tatiana Chaves.

A diretora explica ainda que a vigilância tem desenvolvido ações que visam minimizar os riscos à população com o uso dos agrotóxicos. “Dentre as principais, estão as visitas de campo, com orientações e coleta de material biológico nos municípios, o monitoramento da água e as condições de trabalho dos trabalhadores, a participação em seminários com palestras sobre os efeitos do agrotóxico na saúde do trabalhador e meio ambiente, em parceria com Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Fetag, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Inpev, Prefeituras (secretarias de Educação, Abastecimento, Saúde e Meio Ambiente) e os cursos de Saúde do Trabalhador para Atenção Básica, ministrados desde 2006”, destacou a gestora.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais