Cidadeverde.com

Professora é demitida acusada de "nu artístico" durante aula

Imprimir
O governo do Estado decidiu demitir a professora Wanda Pinheiro Santos. Ela foi denunciada pelo Conselho Tutelar por supostamente ter constrangido um estudante ao propor uma demonstração de nu artístico em sala de aula. O caso foi registrado em abril de 2010 na Unidade Escolar Augusto Veloso, município de Luís Correia, litoral do Piauí. Na época, a educadora se defendeu no Cidadeverde.com e negou ter havido constrangimento de alunos na aula sobre História da Arte. 

No início do ano, a secretaria estadual de Educação abriu sindicândia e processo administrativo disciplinar para investigar o episódio, que teria ocorrido em uma turma da 7ª série. O resultado do processo, publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, diz que "dada a gravidade da ilicitude praticada, a Comissão Processante concluiu que a servidora merece ser punida com demissão".

Na época, Wanda Santos falou ao Cidadeverde.com e explicou sua versão da aula. "Estava ministrando aula sobre a História da Arte - Mitologia Grega. Sabemos que as esculturas clássicas da arte greco-romano apresentam o nu de forma a transmitir ideais de perfeição do pensamento grego. Perguntei aos nossos alunos da 7ª B se algum deles poderia expor o seu corpo como modelo para que seus colegas pudessem desenhá-lo. Um aluno apresentou-se e, no momento, em que o mesmo retirou a blusa e baixa a calça comprida eu dirigi-me para a turma e perguntei-lhes se algum aluno se sentiria constrangido com tal atividade. Uma aluna manifestou-se contrária a tal atividade e, imediatamente dirigi-me para a turma e disse-lhes que não faríamos o trabalho, pois estávamos num espaço público e a aluna tinha o direito de não aceitar. O aluno, imediatamente, vestiu-se e, naturalmente, sem nenhum constrangimento, voltou para o seu lugar", contou em 2010. A professora havia reclamado de não ter sido procurada pelo Conselho Tutelar e nem pela direção da escola.

Para a família da educadora, a questão parecia resolvida. Irmã da professora, Heloísa Santos informou nesta terça-feira (23) ao Cidadeverde.com que Wanda já havia firmado um acordo com a Justiça no município de Parnaíba e, para desfazer encerrar o caso, teria concordado em dar aulas de educação sexual. Ela desconhecia a decisão do governo do Estado e prometeu procurar advogados em Teresina para recorrer da mesma e manter o emprego. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais