Cidadeverde.com

Professores em greve celebram início de negociação com governo

Imprimir
Próximo a completar um mês de paralisação, o comando de greve das instituições federais comemora a abertura das negociações com o governo federal. No próximo dia 19, o governo vai apresentar uma contra-proposta às reivindicações da categoria. 


De acordo com a professora Valéria Silva, do comando local de greve da Universidade Federal do Piauí, esta iniciativa é uma vitória. “Estamos tentando negociar desde agosto do ano passado, e o governo não sedia. Começamos a greve e eles pediram que suspendêssemos para negociar, mas continuamos a pressão e eles abriram um canal de discussão mesmo com a greve em curso. No próximo dia 19, vamos ter discussões concretas. Uma proposição objetiva”, comemora. 

Os docentes reivindicam o cumprimento do plano de cargos carreiras e salários, melhoria nas condições de salário e reajuste salarial de 22,8% sobre as perdas. 

Atualmente 55 instituições aderiram à paralisação, sendo cinco Institutos Federais. Na UFPI, 95% dos professores aderiram à paralisação, segundo  o comando de greve. A instituição tem 1.470 professores e aproximadamente 25 mil alunos. 

Desde o dia 11 de junho, os servidores também aderiram ao movimento. 


Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais