Cidadeverde.com

Professores ganharão formação para lidar com homofobia em escolas

Imprimir
Em parceria com diversas entidades, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura - Seduc - irá implantar o projeto Escola Sem Homofobia, que visa levar aos professores orientação para lidar com alunos homossexuais e temas relacionados à orientação sexual e de identidade de gênero. Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (6) para tratar do assunto. 


No encontro estiveram presentes representantes da Coordenação de Educação e Diversidade da Seduc, Fórum de ONGs LGBT - Organizações Não-governamentais para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, e Transgêneros -, e do Centro de Rererência LGBT. Ficou definido que o projeto piloto será implantado em escolas estaduais de ensino fundamental e médio em 10 municípios: Teresina, Pimenteiras, Lagoinha, Socorro do Piauí, Santa Cruz, São José do Peixe, Inhuma, Nossa Senhora de Nazaré, Alvorada do Gurguéia e Belém do Piauí.

"O projeto vai promover a formação de profissionais da educação para que possam lidar de maneira adequada e de forma educativa, em seu cotidiano escolar, com temas relacionados à orientação sexual e de identidade de gênero", explica Fátima Maria Solano, Coordenadora de Educação e Diversidade. As ações serão intensificadas entre abril e julho.

Segundo a coordenadora, o projeto pretende orientar melhor os docentes para entender melhor o que é homofobia e poder intervir de maneira adequada nos casos. "As diferenças existem nas salas de aula, mas o assunto não é conversado principalmente porque os professores não têm informação suficiente para lidar com a questão da orientação sexual", afirma Fátima solano.

"Queremos que o ser humano seja respeitado independente de suas opções sexuais. Nossa intenção não é despertar a sexualidade", acrescenta João Leite, Secretário Geral do Fórum de ONGs LGBT. Pontos relacionados com a saúde e prevenção serão trabalhados. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais