Cidadeverde.com

Programa de extensão universitária desenvolve habilidades de alunos

Imprimir
As atividades do meio acadêmico há tempos não se restringem apenas às salas de aulas. Cada vez mais há uma crescente preocupação com o envolvimento dos alunos em ações que ultrapassam as aulas convencionais. As atividades de Extensão compõem o tripé do Ensino Superior juntamente com o Ensino e a Pesquisa.

A Extensão aparece como uma das funções sociais das Instituições de Ensino Superior, e se configura por meio de atividades e ações dirigidas à sociedade. A professora Silvana Santiago, coordenadora do curso de Enfermagem de uma faculdade de Teresina, acredita que a Extensão proporciona uma importante vivência aos acadêmicos. “Os alunos gostam de participar desses trabalhos. São ações que fazem parte da formação desses futuros profissionais. Eles acabam aprimorando a convivência com o outro e passam a compreender conceitos como situação de risco, entre outros”, explica Silvana.


Um dos principais objetivos da Extensão é promover o desenvolvimento dos estudantes e possibilitar o reconhecimento de novas habilidades e competências, por meio da participação em atividades fora do ambiente acadêmico.

A aluna Elkyssana Leda cursa o 6º período de Enfermagem e acredita que a participação em ações que ultrapassam o currículo formal enriquece a formação do aluno no que se refere a aspectos como a humanização. “Recentemente participamos de uma atividade em um abrigo para idosos. Lá acompanhamos pacientes e nos familiarizamos com a realidade de pessoas com doenças como Parkinson e Alzheimer. Essa vivencia nos permite aprender muito”, relata a acadêmica.

A faculdade em que Elkyssana estuda realiza diversos projetos de extensão, sendo um deles o “Rosa do Entardecer”, que atende idosas de 60 a 90 anos, realizando atividades físicas com o auxílio de professores das áreas de Fisioterapia e Enfermagem e participação dos alunos dos respectivos cursos.

Além do Programa Rosas do Entardecer, os alunos dessa Instituição tem a oportunidade de participar de ações de extensão em uma Empresa Junior e também junto a escolas de Ensino Fundamental.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais