Cidadeverde.com

Programa mostra devoção e homenagens a Rainha das Águas

Imprimir
Nas manifestações populares as homenagens a Iemanjá são acompanhadas e admiradas por adeptos de todas as religiões. Mais um sinal de respeito e harmonia entre os teresinenses mostrado no programa Religiosidade e Fé, exibido na TV Cidade Verde nesta segunda-feira (16).


A imagem de Iemanjá, às margens do rio Poty, está sempre iluminada por velas coloridas, elas tem um significado que pode variar de acordo com a religião. cada cor representa um tipo de pedido, como saúde, proteção, ou equilíbrio.

A rainha das águas também é a deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional, para os que acreditam em seu poder. Acolhe a todos que pedem ajuda sem julgar nem minimizar a dor de ninguém. Protagonista de centenas de lendas, Iemanjá se transforma de acordo com a cultura. Existem vários nomes e imagens diferentes em cada crença.


Existe ainda um sincretismo entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da mitologia africana Iemanjá. Ambas são celebradas dia 2 de fevereiro.

Em Teresina, principalmente os adeptos do candomblé e da umbanda fazem oferendas a rainha das águas. Barquinhos são levados ao rio com flores e presentes para alegrar Iemanja.

Há um ano Teresina sediou o Oitavo Seminário Nacional de Religiões Afro-brasileiras. O evento na capital mais católica do Brasil foi um sinal de respeito e harmonia da população de Teresina.



Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais