Cidadeverde.com

Programação lembrará dia de combate a hipertensão na capital

Imprimir
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através da coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, preparou uma semana de atividades para conscientização e cuidados com a pressão arterial.

A programação terá início nesta quarta-feira (23), a partir das 8h, no memorial Zumbi dos Palmares, localizado na Avenida Miguel Rosa. A primeira atividade do dia é um bate papo com uma médica cardiologista sobre os cuidados com a pressão arterial, seguido de um bate-papo sobre a alimentação saudável com a nutricionista Norma Suely acompanhado de avaliação antropométrica e orientação nutricional.

Na quinta-feira (24), o bate-papo acontecerá na Defensoria Pública do Estado e na sexta-feira (25), as atividades serão encerradas no Centro de Convivência Antonio Carneiro, localizado no bairro Vermelha. Para a realização dessas atividades, a Sesapi conta com a parceria da UniNovafapi, Escola São Camilo, Sociedade Brasileira de Cardiologia secção Piauí, Instituto da Mulher Negra do Piauí, Ayabás e Hospital Itacor.

Além de ser a causa direta de cardiopatia hipertensiva, a hipertensão  caracteriza-se como uma das causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos. No Brasil, a prevalência média de HAS autorreferida na população acima de 18 anos é de 24,3%, sendo a maior parte em mulheres. Por esse motivo, o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, dia 26 de abril, em 2014 tem como foco a mulher, com o objetivo de sensibilizar esse segmento da população e demais sobre a importância de manter a pressão arterial estável.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais