Cidadeverde.com

Prova de ciclismo da Olimpiauí conta pontos para ranking nacional

Imprimir
Sob duas rodas, ciclistas pedalam velozes para se tornarem os grandes campeões desta modalidade esportiva que acontece neste domingo (19) na avenida Raul Lopes, com largada no espaço do Mirante da Ponte Estaiada.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

A todo, cerca de 90 competidores em sete categorias participam da prova que acontece em etapa única. Serão percorridos cerca de 4 km e meio, com duração de pouco mais de uma hora. O resultado é válido para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e serve de seletiva para a Copa Nordeste de ciclismo que acontece de 23 a 26 de agosto em São Luis (MA).


A CBC ficará responsável pela arbitragem do evento esportivo. O presidente da confederação ressaltou a importância do Olimpiauí para a divulgação do esporte no Estado. 

Presidente da CBC.

"Fui ciclista profissional por 15 anos e já viajei mais de 22 países para conhecer o esporte em outros lugares. É louvável a realização deste evento que nada deixar a desejar para outras competições em outros partes do Brasil. Tem toda a estrutura necessária", disse o presidente da CBC, José Luis Vasconcellos. 


De acordo com o presidente da Federação Piauiense de Ciclismo, apenas sete mulheres participam da competição. Apesar da participação feminina ainda ser pequena, o esporte vem conquistando mais adeptas a cada ano.

Presidente da Federação.

A campeã em 3º lugar do Olimpiauí em 2011, Lidiana Alves conta que ja chegou a participar de eventos em que apenas havia uma mulher competindo. "Somos apenas sete este número mesmo sendo pequeno é significativo", reitera. 

Lidiana Alves.

Emanoel Rabelo, 22 anos, conquistou sua primeira medalha no esporte aos 14 anos.O cilcista que pratica profissionalmente o esprte há 15 anos, sendo medalhista regional algumas vezes e três vezes campeão piauiense, resslata característica do esporte que vão além da competição.


"O ciclismo é um esporte coletivo que ao mesmo tempo em que é praticado para o condicionamento físico nas competições é também um excelente aliado da saúde", diz o esportista.

Graciane Sousa (Especial para  Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais