Cidadeverde.com

Pub acusado de homofobia recusa acordo educativo

Imprimir
O pub de Teresina que está sendo acusado de discriminação homofóbica rejeitou a proposta de acordo com o casal de lésbicas V.A.A. e E.A.S. durante uma audiência realizada nesta segunda-feira (24) no Juizado Especial Cível e Criminal do Instituto Camilo Filho. O casal sugeriu que a indenização por danos morais, cujo valor é de R$ 2 mil, fosse revertida para a promoção de cursos e oficinas sobre combate à homofobia, destinados aos funcionários do estabelecimento.

Segundo Carmen Ribeiro, coordenadora de relações institucionais do Grupo Matizes, a referida entidade, que luta pelos direitos LGBT em Teresina, seria a responsável pela organização destas capacitações.  

"Ao propor na audiência inicial uma indenização de R$ 2 mil, o próprio bar reconheceu a prática discriminatória. Por isso, era importante capacitar seus funcionários para que episódios reprováveis como esse não voltem a acontecer. É uma pena que o Pub não queira fazer essa capacitação", pondera a militante.

Com a recusa da proposta, o processo, que tramita no Juizado Especial Cível e Criminal do Instituto Camilo Filho, segue e aguarda a sentença do juiz. Ainda não há data confirmada para a divulgação da decisão final.

Entenda o caso
Em junho de 2011, V.A.A. e E.A.S. participavam de uma festa em comemoração ao Dia dos Namorados no já citado pub localizado na zona Leste de Teresina.  Segundo o casal, enquanto elas dançavam, foram abordadas pelo segurança do estabelecimento alertando que o proprietário não aceitava ‘aquele tipo de comportamento’ e as convidaram para se retirar do local. 

Contudo, V.A.A. e E.A.S. garantem que não praticaram qualquer ato ofensivo ao público presente, e consideraram a postura do pub como discriminatória e constrangedora.

O casal denunciou o bar na Delegacia de Combate à Discriminação e no Disque Cidadania Homossexual. Em seguida, a advogada Audrey Magalhães ajuizou uma ação cível por danos morais.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais