Cidadeverde.com

"Piauí Unido" comemora debate e questiona verba para criar Gurgueia

Imprimir
Integrantes do grupo "Piauí Unido - Feliz Por Inteiro" avaliaram como positivo o debate promovido nesta quarta-feira (19) pela TV Cidade Verde sobre o projeto de divisão do Estado. Eles reforçam em especial o argumento dos recursos a serem destinados somente para a estrutura administrativa do Gurgueia, que poderiam ser revertidos em ações de desenvolvimento no Sul do Piauí.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

"Acho que a solução dos problemas do estado do Piauí é a união por mais recursos dispensando a necessidade de você ter uma outra estrutura estatal. Se nós tivermos a cada ano quase R$ 1 bilhão para investir isso será muito mais efetivo do que você criar uma outra estrutura de Estado, financiar empregos público e não necessariamente ter a contrapartida que nós precisamos, que é o desenvolvimento", disse o sociólogo Washington Bonfim, um dos debatedores.

Washington Bonfim (acima) e Nazareno Fonteles focam recursos

"Eu tenho para mim que os argumentos do Piauí Unido, mostrando que de fato quase R$ 1 bilhão por ano serem consumidos em uma máquina burocrática de Estado em vez de se transformar em serviços públicos de saúde, de casa popular, de infraestrura...", afirmou o deputado federal Nazareno Fonteles (PT), acrescentando que argumentos do grupo que defende o Gurgueia não estariam condizendo com o que expressam relatórios de órgãos federais.


O doutor em história Solimar Oliveira acredita que o debate marca o início de uma discussão mais ampla. "O ponto mais positivo foi criar as condições para que o conjunto da população piauiense, que é a principal interessada, possa ir se habituando ao debate. Acho que o debate informa, dá segurança e autonomia necessária para que a sociedade se expresse no plebiscito", disse o professor, favorável à consulta para que o povo piauiense se manifeste nas urnas sobre a possível divisão.

Solimar Oliveira e João de Deus

O deputado estadual João de Deus (PT) leu ao final do debate o trabalho do cordelista Ângelo Vieira de Abreu, 84 anos. Um trecho diz: "Quando ele era pequenino o povo lhe critivava / Porém ninguém se improtava de ajudar a crescer / Agora que ele está crescendo estão querendo tirar um pedaço de você." Para o petista, a discussão é a chance de repensar o Estado e soluções para seus problemas e desenvolvimento. "Esse debate está permitindo que nós possamos rediscutir o Piauí. É fato que historicamente o Piauí foi esquecido, mas a solução não é dividir o Estado", concluiu.


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais