Cidadeverde.com

Redação: Piauí recebe menção honrosa no Concurso Internacional

Imprimir
Os vencedores das etapas estaduais e nacional do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) — entidade que reúne operadores postais de 191 países —, já são conhecidos. Em todo o Brasil, foram escolhidos 28 estudantes que receberão como prêmio um notebook cada um e suas escolas um computador. Segundos e terceiros colocados também serão premiados. 

Com o tema “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”, mais de 1.200 escolas públicas e privadas do Brasil participaram do concurso, com aproximadamente 2.700 cartas inscritas de estudantes com idade de até 15 anos.

No Piauí, a estudante da Escola Santa Helena, Raíssa Victória Muniz Sousa, de 13 anos de idade, foi a vencedora da etapa estadual. Os três primeiros colocados na etapa piauiense são de escolas de Teresina, embora tenham participado escolas de mais seis cidades do Piauí.

O concurso se desenvolve em quatro etapas, começando pela escolha da redação nas escolas, seguindo-se as etapas estadual, nacional e internacional. O resultado da etapa nacional revelou como vencedora a estudante Joyce Moreno, da comunidade  Pojuca, a 100km de Salvador. Ela escreveu uma carta endereçada ao ex- maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, comparando a realidade do atleta, ex bóia-fria, com a rotina dela própria, estudante de uma escola modelo mantida por uma instituição sem fins lucrativos.

O resultado da etapa  internacional está prevista para agosto e Joyce concorre representando o Brasil. Neste ano, o vencedor mundial receberá o prêmio em Doha, no Qatar, durante a realização do 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro.

No Brasil, a realização do concurso está a cargo dos Correios. O País já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. Integraram a comissão julgadora nacional, além dos Correios, representantes dos Ministérios das Comunicações, da Educação, do Esporte, Unesco e da Universidade de Brasília.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais