Cidadeverde.com

Risco de hipertensão em negras é 2 vezes maior; Médicos alertam

Imprimir
No Brasil, 25% da população é hipertensa e o risco de mulheres negras sofrerem desse mal é duas vezes maior que as mulheres brancas. Para alertar sobre o problema, a Sociedade Brasileira de Cardiologia realizará atividades no Memorial Zumbi dos Palmares na manhã desta quarta-feira (23).

O evento será um bate-papo sobre hipertensão arterial, alimentação saudável, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica e orientação nutricional.

"A mortalidade cardiovascular é imensa no Brasil. Ao todo, 344 mil pessoas morrem por ano no país, vítimas de AVC ou infarto agudo do miocárdio. Isso representa uma morte a cada dois minutos, que estão relacionadas a fatores de risco como colesterol alto, hipertensão e um estilo de vida ruim, sedentário", explicou o médico José Carlos Formiga, da Sociedade Brasileira de Cardiologista, em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje.

O especialista ressalta que a maioria dos casos de hipertensão acontecem em mulheres, por isso o foco desse ano são elas. "Após a menopausa, a mulher assume uma vida mais sedentária, mais descuidada, fuma mais e corre mais riscos", alertou. 

Confira a programação da campanha:

Data: 23/04
Local: Memorial Zumbi dos Palmares
Endereço: Av. Miguel Rosa, 3400 Centro Sul
Horário: 8h00 às 12h00
Ações: Bate papo sobre Hipertensão Arterial, Alimentação Saudável, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica e orientação nutricional.

Data: 23/04
Local: Defensoria Pública do Estado
Endereço: Rua Nogueira Tapety, 138, Noivos, Teresina - PI.
Horário: 8h00 às 12h00
Ação: orientações, informações e aferição de pressão arterial

Data: 24/04
Local: Centro Social Pedro Arrupe
Endereço: Rua Valdvino Tito, 1101 - Vermelha, Teresina - PI.
Horário: 7h00 às 10h00
Ação: palestras e aferição de pressão arterial 

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais