Cidadeverde.com

Robert: Piauí só terá novas vagas no sistema prisional em março

Imprimir
Após a fuga em massa de 21 presos na Central de Flagrantes de Teresina, a cúpula da Segurança reuniu-se com o governador Wilson Martins na manhã desta segunda feira (25). No encontro, a Secretaria de Justiça justificou que não há condições de resolver o problema de superlotação nos presídios a curto prazo. Somente em março de 2014 o sistema prisional abrirá novas vagas.

Raoni Barbosa / Revista Cidade Verde

Participaram da reunião os secretários de Segurança, Robert Rios, de Justiça, Henrique Rebelo, e o delegado geral de polícia civil, James Guerra. 

Após a reunião, o secretário de Segurança afirmou que uma semana antes da fuga comunicou ao governador a situação em que está o sistema prisional do Estado e que duas grandes operações estavam em curso, com a possibilidade iminente de ocorrerem várias prisões. "Uma semana antes eu comuniquei ao governador o colapso em que estava o sistema prisional. Na casa dele [governador], ele convocou a Secretaria de Justiça. Comuniquei o fato ao desembargador Paes Landim, corregedor do TJ. Expliquei a situação dramática mas tivemos que seguir [com as operações]. Fizemos duas operações. Foi improvisado na Central de Flagrantes, que tem capacidade para quatro presos e teve semana que tinha 58", explicou o secretário. 

Robert declarou ainda que a Segurança cumpre seu papel de prender e cobra que a Justiça cumpra o seu. "Não nos sentimos culpados. Minha missão é prender bandido. Se as prisões estão abarrotadas é porque a Justiça não tem evoluído. O secretário de Justiça disse que o Estado está acelerando e até o mês de fevereiro vai inaugurar dois presídios. A Central de Flagrantes não é lugar de preso. Vamos prender novamente [os que fugiram] e a Secretaria de Justiça vai ter que dizer onde vão ficar", comentou Robert.

A fuga ocorreu durante a noite de sábado (23) para domingo (24). Os presos estavam na cela recém-construída e usaram uma serra para serrar a grade de ventilação. Ao todo, a Central de Flagrantes acumulava 52 presos.



Na semana passada, os presos ameaçaram fugir por duas vezes e fizeram um princípio de motim. 

Durante a reunião com o governador, o secretário Robert Rios lembrou que os bandidos soltos são de responsabilidade da polícia, mas os bandidos presos são de responsabilidade da Secretaria de Justiça e o sistema prisional só funcionará se isso for seguido.

Leilane Nunes (da Redação)
Joelson Giordani (do Palácio de Karnak)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais