Cidadeverde.com

Robert Rios Magalhães ataca Mão Santa: "ele promoveu Correia Lima"

Imprimir
O secretário de Segurança Robert Rios esteve no Jornal do Piauí para rebater as declarações do ex-senador Mão Santa e pré-candidato ao governo do Estado dadas na última sexta-feira(14) no mesmo programa. Em sua participação, Mão Santa deu “nota zero” para a segurança no atual governo e disse que ele, como governador, e o então promotor Afonso Gil foram os responsáveis pela prisão do ex-coronel José Viriato Correia Lima, apontado como chefe do crime organizado no Estado.

“É mais fácil pegar um mentiroso do que um cocho”, afirmou Robert Rios e avaliou a segurança no governo Mão Santa como “menos mil” e ainda desafio o ex-senador.

Wilson Filho/Cidadeverde.com

“Desafio o Mão Santa em mostrar os policiais nomeados nos sete anos de governo. O Wellington Dias fez concursos e nomeou policiais, Wilson Martins fez concursos e nomeou policias e o Mão Santa? Além de não ter nomeado nenhum policial, ainda fez um PDV (Pedido de Desligamento Voluntário) na segurança, retirando policias militares e civis, se os policiais estão envelhecendo é porque o Mão Santa não fez concurso e não nomeou nenhum policial”, afirmou o gestor da pasta há mais de sete anos.

Promoção de Correia Lima

O secretário de Segurança mostrou o decreto de promoção de José Viriato Correia Lima, de major para tenente-coronel em 19 de novembro de 1996, assinado pelo então governador Mão Santa. A promoção aconteceu um ano antes das investigações da Polícia Federal contra o bando do tenente coronel, comandadas pelo então delegado da PF, Robert Rios.


“Esse foi o mandado de prisão que o Mão Santa assinou para o Correia Lima. Promovendo o Correia Lima por merecimento, em detrimento de mais de 20 majores, que ele colocou de escanteio. Começamos a investigação na Polícia Federal um ano depois e só de escutas telefônicas foram nove meses. Se ele quiser eu mostro para ele as fitas, ou melhor eu posso trazer aqui no Amadeu para mostrar o conteúdo, só não sei se você (Mão Santa) vai gostar”, comentou Rios.


Ele disse ainda que no governo Mão Santa também havia violência e lembrou a morte dos quatro empresários assassinados na Chacina da Meruoca. “Não estou dizendo que ele tem culpa da violência, mas tem culpa de não ter feito concurso e por isso os policiais militares estão envelhecendo e de ter feito o PDV na Segurança. (...) O Correia Lima merecia ter sido promovido porque matou o Zé Quelé, o policial civil na sua Parnaíba (Safanelli), ter matado o Sinval, o Gaúcho e ter montado o esquadrão da morte do Estado. Qualquer pessoa pode falar em segurança, mas você (Mão Santa) não pode”, revoltou-se Robert Rios.

Substituto na Segurança

Robert que deixa o cargo no dia 1º de abril e retorna para seu mandato de deputado estadual disse que não vai indicar seu sucessor na pasta da Segurança durante o governo de Zé Filho, apesar de apoiá-lo.


“Não vou indicar meu sucessor em hipótese nenhuma. O Zé Filho é habilitado para indicar. Não fui chamado para dar minha opinião. Mas, vou apoiar o que meu partido apoiar. O Zé Filho vai assumir com minha ajuda, porque fui pedir voto para ele e para o Wilson”, explicou o secretário e disse que o nome Magalhães Filho é diretor de gestão e o substitui eventualmente.

Matéria relacionada:



Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais