Cidadeverde.com

Robert Rios: "violência cresce porque os jovens estão sem aulas"

Imprimir
O secretário Estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães, afirmou que a violência em Teresina cresceu devido a falta de aula na rede de ensino pública. A declaração foi dada durante entrevista nesta terça-feira (08) no Jornal do Piauí.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Com a greve dos professores os jovens ficam fora das salas de aula e a violência cresce. Faz tempo que não se ouve falar em morte de cidadãos comuns. O perfil dos mortos são de jovens e geralmente envolvidos com drogas”, avalia o gestor.

Durante a entrevista, o secretário também confrontou dados apresentados pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi), Cristiano Ribeiro. Segundo o órgão, abril foi o mês mais violento do ano e foram registrados 43 homicídios somente na capital.


“Os números do sindicato são com base em casos relatados pela imprensa e não condizem com a realidade. Geralmente, depois de investigações, são concluídas que várias mortes foram por causas naturais ou suicídio”, disse Robert Rios.

Para o secretário, a repressão policial não é arma efetiva para combater os índices de violência em Teresina. O gestor acredita que o governo deve investir em políticas públicas de prevenção das drogas e de recuperação de viciados em entorpecentes.


“Droga não é uma questão policial. Não resolve o problema das drogas com cadeia. A violência e o ‘mercado’ criminoso são quem financiam as drogas. Muitas vezes os assaltantes roubam para comprar drogas”, analisa Robert Rios. 

O secretário revelou que o maior volume de casos de homicídios são registrados nos finais de semana e nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, tradicionais pelas férias escolares.


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais