Cidadeverde.com

RS: Adolescente morre após inalar colírio

Imprimir
Uma adolescente de 14 anos morreu na segunda-feira (14) depois de inalar um remédio errado durante uma crise de asma. O corpo da menina foi enterrado na terça (15) em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde ela morava.

Fotos: Reprodução/ RBS TV

Andriza Oliveira da Silva precisava inalar um broncodilatador, mas acabou usando, na nebulização, um colírio para glaucoma, que faz o efeito contrário. “Ele provoca obstrução dos brônquios, diminui a eficiência do trabalho cardíaco e pode dar complicações cardiovasculares”, explica a farmacologista Leila Moreira.

O medicamento foi comprado por uma irmã de Andriza, de 10 anos, enquanto a mãe estava no trabalho. “A receita foi levada com um bilhete com o nome do medicamento, o qual não tinha nada a ver com o que retornou à residência da menina”, diz o primo Rodrigo Barbosa da Silva.


A família registrou um boletim de ocorrência. A polícia já pediu ao Instituto Geral de Perícias laudos complementares sobre o que provocou a morte da adolescente. A certidão de óbito diz que ela foi vítima de um edema pulmonar agudo, o que significa excesso de líquido nos pulmões, provocado por insuficiência cardíaca. Entretanto, o documento não esclarece se o uso da medicação errada pode ter influenciado para que isso acontecesse. Exames só devem ficar prontos em três meses.

“Por enquanto, é isso que nós vamos averiguar: como esse medicamento foi entregue a uma criança de 10 anos. O proprietário confirmou que há farmacêutica no local, mas que no momento da venda não se encontrava no balcão de atendimento”, afirma a delegada Sabrina Teixeira.

A delegada responsável pelo caso vai ouvir a vendedora, a farmacêutica e já ouviu informalmente o dono da farmácia. O proprietário não foi localizado pela RBS TV para falar sobre o caso. Já a rede da qual a farmácia é associada disse que está ciente do ocorrido, mas ainda não divulgou uma posição.


Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais