Cidadeverde.com

Saúde: Guadalajara recebe título de Ministério por apoio ao aleitamento

Imprimir
A Guadalajara S/A Indústria de Roupas recebeu, na manhã desta quinta-feira (06), o reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho de apoio ao aleitamento materno infantil, desde 1995, época em que apenas outras três empresas no Brasil tinham este trabalho de apoio. A indústria foi a única empresa do Piauí a receber a placa que demonstra o compromisso com a saúde das crianças e das mulheres. Para a diretora da Guadalajara, Cláudia Claudino, o reconhecimento reforça o trabalho que é realizado ao longo de décadas no Estado. “Essa é uma iniciativa repercute em toda comunidade. Nós só temos a agradecer esse reconhecimento que nos move mais ainda a ir frente com esse e outros projetos”, frisou.


A Guadalajara  já recebeu o reconhecimento do UNICEF e da Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças. Agora, a congratulação nacional do Ministério da Saúde reconhece a sala de amamentação da empresa como um local que promove, protege e apoia o aleitamento materno para a mulher trabalhadora.  O local possui estrutura física adequada e colaboradores voltados especialmente para que as mães possam amamentar seus filhos com qualidade ou, até mesmo, armazenar e doar, contribuindo também com o suprimento do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa. 

O Banco  de  Leite  Materno  permite  que as  funcionárias lactantes amamentarem seus filhos mesmo após a licença maternidade. O  alimento  é  armazenado  no congelador,  em  vidros  esterilizados  e  devidamente  identificados. No final do expediente, cada mãe leva seu leite em caixas térmicas para alimentar seu filho no dia seguinte.

 Além disso, a Guadalajara participa ainda da Semana Mundial de Aleitamento Materno e realiza periodicamente palestras sobre a importância da amamentação. Para a costureira Eva Regina, contar com uma sala de apoio tem ajudado muito em sua rotina. "Amamentando meu filho eu consigo trabalhar mais confiante. Aqui eu trabalho e também alimento meu bebê que precisa do leite para não ter doenças e crescer bem", ressaltou a funcionária. 

De acordo com a consultora da Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, Carmem Ramos, o órgão vem fazendo um amplo trabalho para que outras empresas adotem essa iniciativa. “Profissionais responsáveis já percorreram diversas empresas do Estado para que se apoie a causa e a expectativa é que o número de modelos aumente”, informou. “O aleitamento é uma das primeiras iniciativas de futuro da criança e uma ação empresarial que presta esse apoio fortalece os vínculos profissionais e pessoais. Por isso, o momento é de parabenizar a Guadalajara e às mães que trabalham na indústria, por estarem em uma ambiente que apoia e incentiva a amamentação”, concluiu.

Também estiveram presentes a solenidade a Coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, Rosa Laura Melo, e a Supervisora de Aleitamento Materno, Vilma de Brito. Elas também manifestaram satisfação com o Banco de Leite da indústria, ressaltando que este projeto tem gerado diversos benefícios.  “Nós sabemos que iniciativas como essa engrandecem o nosso Estado e serve como exemplo para outras empresas locais”, reforçou Vilma.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais