Cidadeverde.com

Polícia cumpre 16 mandados contra dez alvos durante operação em São Raimundo Nonato

  • srn_4.jpg Ascom/SSP-PI
  • srn_3.jpg Ascom/SSP-PI
  • srn_2.jpg Ascom/SSP-PI
  • srn_1.jpg Ascom/SSP-PI

Por Rebeca Lima

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) uma operação para combater organizações criminosas e o tráfico de drogas no município de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina). Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão atrelados a dez alvos investigados na ação.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a operação, denominada ‘Mudança’, é uma ação de repressão qualificada ao crime após o registro de dois homicídios na região em menos de 15 dias.

Veja também

“Sua nomenclatura, Operação Mudança, faz alusão à inauguração de uma nova mentalidade em termos de Segurança Pública, implementada no Estado do Piauí, com maior integração entre as forças estaduais”, destacou a SSP-PI em nota.

Na operação, que foi inédita na região de divisa no Sul do Piauí,  atuaram a Superintendência de Operações Integradas (SOI), a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), a Diretoria de Polícia do Interior (DPI), a Delegacia Seccional de São Raimundo Nonato (1ªDP-SRN, 2ªDP-SRN, DEAM-SRN e DP-SJ), Delegacia Seccional de Paulistana e suas Unidades integrantes (em especial a DP-Paulistana e DP-Jaicós), Delegacia Seccional de Picos e suas Unidades vinculadas (sobremaneira a DFHT-Picos, DEPATRI-Picos e o NOC-Picos), BOPE, BP-Choque, BP-RONE, BEPI, NOC-THE, BOPAER e o 11° Batalhão de Polícia Militar e suas Unidades integrantes (em especial a Cia. de Caracol/PI, Força Tática e GPMs, com o efetivo de 80 servidores, além de viaturas e helicópteros.

PRF apreende carga de madeira transportada ilegalmente no Piauí

Foto: Ascom/PRF 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 20,412 m³ de madeira que estava sendo transportada ilegalmente na BR-020, nesta terça-feira (19), no município de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina).

De acordo com a PRF, durante a abordagem, o condutor se apresentou como o proprietário do veículo e afirmou que estava transportando madeira da cidade de Tailândia (PA) para a cidade de Ribeira do Pombal (BA).

Ao ser questionado sobre a nota fiscal e a guia florestal, o caminhoneiro afirmou que não possuía os documentos e que ganharia R$ 10 mil pelo transporte da mercadoria.

Diante do flagrante, o motorista e a madeira apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato para os procedimentos cabíveis.

O condutor deve responder por crime ambiental na modalidade de transporte de produto florestal nativo sem licença válida para todo o tempo da viagem, previsto no parágrafo único do art. 46 da Lei 9.605/1998, c/c a IN DO IBAMA 21/2014.

 

Da Redação 

Homem é morto a tiros dentro de casa em São Raimundo Nonato

Foto: Reprodução / Redes Socais

Por Roberto Araujo

Um homem identificado como Renato Sousa foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (15) na cidade de São Raimundo Nonato, que fica a 526 km de Teresina. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava em casa, que fica localizada no bairro Caruaru, quando duas pessoas em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram os disparos. Ele morreu no local.

"Renatão", como era conhecido popularmente, tinha passagens pela polícia. Segundo a Polícia Militar, ele já havia sido preso por tráfico de drogas e porte de arma de fogo e munições. "Ele é suspeito de comandar o tráfico no bairro e já foi preso várias vezes", disse o Major Richarly França, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar.

Ainda não há informações sobre os autores do disparo. Segundo testemunhas, a dupla que cometeu o crime estava em uma moto fan de cor escura, e a pessoa que estava como passageira usava uma jaqueta camuflada. 

O delegado Marcelo Barreto, da 2ª Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato, disse que as investigações estão em andamento. "Ainda estamos em diligências para elaborar hipóteses e linhas de investigação, tanto para se alcançar a motivação do crime, quanto para se atingir a sua autoria, a princípio atribuida a dois indivíduos ainda desconhecidos que estariam a bordo de uma motocicleta. Já instauramos investigação formal para apurar o evento. Durante a semana iniciaremos oitivas de quem a investigação apontar como capaz de contribuir com dados, informações e conhecimentos úteis ao caso", citou.

Agespisa recupera equipamentos queimados no apagão para retomar abastecimento em São Raimundo Nonato

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Os equipamentos que deram problemas e deixaram grande parte do município sem água foram recuperados pela Agespisa nesta segunda-feira (11). A informação foi repassada nesta terça (12) pela empresa, que informou ainda que o sistema começa a ser recomposto. Pelo menos 20 bairros de São Raimundo Nonato ficaram sem água, após queima de equipamentos causados após o apagão nacional do dia 15 de agosto. 

A justiça entrou no caso a pedido do Ministério Público e reduziu de 60 para dez dias, o prazo para a Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) regularizar o fornecimento de água no município.

Segundo a Agespisa, neste período a companhia teve que atuar em várias frentes, desde a substituição de bombas até a correção de vazamentos. Hoje, o sistema está produzindo 273 mil litros de água por hora.

No setor de captação de água da Serra Branca foram trocadas duas bombas de alta potência (poços dois e quatro), e também uma bomba utilizada como recalque na mesma região. Já na cidade, foi trocada a bomba do booster da Jerusa, que é um pressurizador de água tratada, e corrigido um vazamento de uma rede de 75 mm do sistema adutor do Garrincho.

"Queremos realçar aqui o esforço da equipe que trabalhou intensivamente em todas essas frentes para garantir o cumprimento do plano emergencial que traçamos e também a retomada do abastecimento para as famílias. Viemos aqui pessoalmente para conferir os resultados. Acreditamos que, em breve, todo o abastecimento de São Raimundo Nonato estará normalizado", afirmou o diretor de Gestão Operacional e Manutenção, Leonardo Sousa, que está na cidade.

Concluídos os serviços emergenciais, a equipe da Agespisa em São Raimundo Nonato se volta agora para as ações programadas antes do apagão nacional de energia ocorrido em meados de agosto passado, quando dois dos quatro motores da Serra Branca foram danificados.

"Dentre estas ações estão o reposicionamento do flutuante da captação da barragem Petrônio Portella para um local com maior volume de água e também serviços de limpeza nos filtros da ETA do Garrincho. Este serviço é necessário porque a água captada da barragem nesse período vem com muito material orgânico, que entope os filtros. O serviço vai garantir melhoria na oferta de água que abastece todas as cidades daquele sistema adutor", pontuou o diretor da Agespisa.

 

Da Redação

Carmelita Castro diz que falta de água em São Raimundo Nonato é falha na gestão da Agespisa

Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com 

Por Adriana Magalhães 

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, fez duras críticas à gestão da Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa). O município enfrenta problemas no abastecimento de água desde o mês de agosto, período de grande movimentação por conta dos festejos de São Raimundo, padroeiro da cidade.

Veja mais:

Segundo a prefeita, São Raimundo Nonato tem água de subsolo suficiente para manter o abastecimento do município. 

"São Raimundo Nonato não deveria enfrentar problemas de abastecimento de água. Temos água de subsolo que abastecem os três poços do município, além disso tem a adutora do Garrincho, que atende os municípios da região", explica. 

Para Carnelita Castro, o problema é a gestão dos recursos feitos pela Agespisa. "O que falta é uma boa gestão. Se uma bomba quebra a cidade fica sem água. Quando o abastecimento é retomado a pressão é tão grande que estoura a tubulação em vários pontos da cidade", elencou a gestora. 

A gestora também destacou que é preciso que a Agespisa faça uma revisão na tubulação da cidade. 

"A Agespisa precisa rever toda a tubulação de São Raimundo Nonato, para encontrar e sanar os problemas do município", salientou. 

Para suprir a demanda do município por água, a Prefeitura precisou colocar 10 caminhões pipa para abastecer a cidade. 

"Não é a solução ideal, mas é o que podemos fazer diante dessa problema", finalizou Carmelita Castro.

À reportagem, a Agespisa informou que tem conhecimento do assunto e que está trabalhando desde o dia do apagão geral de energia, 15 de agosto, tentando solucionar a falta de água.

Ainda segundo a Agespisa, a previsão é que o retorno do fornecimento de água seja corrigido ainda nesta segunda-feira (11).

 

Justiça reduz prazo para Agespisa restabelecer fornecimento de água em São Raimundo Nonato

A Justiça reduziu de 60 para dez dias o prazo para a Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) regularizar o fornecimento de água no município de São Raimundo Nonato. Na cidade, pelo menos 20 bairros enfrentam problemas, alguns com interrupção no abastecimento de mais de 20 dias.

O Ministério Público do Piauí já havia obtido uma decisão na segunda-feira (04) para que a empresa regularizasse o fornecimento no prazo de 60 dias. No entanto, a promotora de Justiça Gabriela Almeida, titular da 2ª PJ de São Raimundo, ingressou com pedido de reconsideração por avaliar o prazo longo, em razão da necessidade dos moradores de São Raimundo Nonato.

Veja mais: 

Na nova decisão, o juiz Caio Cézar Carvalho de Araújo, da segunda Vara de São Raimundo reavaliou o caso e estabeleceu um novo prazo, além da multa diária em R$ 5 mil enquanto houver interrupção do serviço.

“O Poder Judiciário acatou o pedido do Ministério Público Estadual e determinou que a Agespisa regularize, no prazo de 10 dias, o fornecimento de água à população local, realizando as obras necessárias para a redução dos riscos de desabastecimento, bem como para melhorar a qualidade da água fornecida na cidade, devendo, enquanto e sempre que houver interrupção, custear serviços de carros pipa em benefício da população desabastecida, sob pena de multa diária que fixo em R$ 5.000,00, inicialmente limitada a R$ 100.00,00”, determinou o juiz.

Em nota, a Agespisa destacou que o apagão de energia ocorrido no dia 15 de agosto danificou três equipamentos, sendo dois poços e um de recalque e que está utilizando carros-pipa para amenizar o problema de abastecimentos nos bairros críticos.

Confira nota da Agespisa na íntegra:

Rebeca Lima
[email protected]

Saúde de São Raimundo Nonato passa a contar com ortopedia 24 horas

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, localizado no município de São Raimundo Nonato, passou a contar com serviços de urgência e emergência em ortopedia durante 24 horas por dia.

 Além dessa melhoria, a unidade também ampliou a quantidade de atendimentos ambulatoriais em ortopedia semanais, que agora passa a oferecer 16 consultas diárias de segunda a quinta-feira.

 “Com essa medida, iremos ampliar nossa capacidade de atendimento, inclusive dos casos de urgência e emergência. Isso representa um avanço significativo para a população”, destaca Evandro César, diretor da unidade.

 O Hospital Regional de São Raimundo Nonato é referência no atendimento hospitalar de internação em Média Complexidade  24 horas por dia, nas áreas de clínica médica adulta e pediátrica, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia.

 "Além da população das 20 cidades que integram o Território de Desenvolvimento Serra da Capivara, o hospital também presta assistência médica e hospitalar a outros quatro municípios do estado da Bahia. É uma referência na região Sul do estado", afirma o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

 Da Redação

Polícia investiga se empresário assassinado em São Raimundo Nonato sofria ameaças


Empresário Júlio César foi morto neste domingo em São Raimundo Nonato

A Polícia Civil está investigando o que motivou a morte do empresário Julio Cesar de Negreiros Cavalcante. Ele foi assassinado, a tiros, na noite deste domingo (3) em São Raimundo Nonato, cidade localizada a 526 km de Teresina, quando trafegava por uma região de passagem molhada, no bairro Alto da Cruz. Júlio César era empresário do ramo imobiliário e também era sócio de um posto de combustíveis da cidade.

De acordo com delegado Marcelo Barreto, da 2ª Delegacia de Polícia de São Raimundo Nonato, Júlio César estava em seu carro, quando outro veículo se aproximou e efetuou vários disparos. Dois deles atingiram a vítima, que chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ainda não se sabe o que motivou o crime.

"A gente está levantando as informações, estamos conciliando o que a equipe responsável pelo atendimento fez e vamos reunir as investigações. A principal linha de investigação que a gente trabalha se trata de uma execução, foi um homicídio, e a motivação continua sendo apurada", informou.

Na manhã desta segunda-feira (4), um carro modelo HB20 foi encontrado incendiado nas proximidades do anel viário que liga São Raimundo Nonato às cidades de Caracol e Anísio de Abreu. Segundo o delegado, o veículo teria sido usado pelos autores do crime.


Carro que teria sido usado no crime foi incendiado

O delegado pede que quem souber de informações, que colabore com a investigação e repasse à Polícia Civil. A investigação quer descobrir se Júlio César vinha sofrendo ameaças que não foram informadas à polícia. A identidade de eventuais colaboradores será preservada. Quem tiver informações, pode procurar o 2°DP de São Raimundo Nonato, localizado no bairro do Gavião.

"Quem tiver informações, pedimos para entrar em contato, que a identidade será preservada. Queremos saber se ele estava recebendo ameaça, algo que não tenha sido notificado à polícia. Tudo o que puder colaborar, será de grade valia, que a gente faz a triagem do que é ou não importante para a investigação", pontuou.

PREFEITURA EMITE NOTA DE PESAR

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, em nome da prefeita Carmelita Castro, emitiu nota de pesar pelo falecimento do empresário que também era irmão de um servidor público municipal com atuação no SAMU.

"A Prefeita Carmelita Castro, em nome da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, lamenta o falecimento de Júlio César Negreiros Cavalcante, que veio a óbito na noite deste domingo (03)

Júlio César era empresário e irmão do servidor público do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Clerisvaldo Cavalcante. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com a família de Júlio Cesar, pedindo a Deus que conforte os familiares e amigos."

 

 

Roberto Araújo (especial para Cidadeverde.com)
[email protected]

Justiça fixa multa de R$ 100 mil após falta d'água em cidade no Piauí

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O juiz Caio Cézar Carvalho de Araújo, da 2ª vara da comarca de São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, fixou multa diária de R$ 5 mil a Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) devido à constante falta d'água no município, situado a 517 km de Teresina. Além do valor, que inicialmente pode chegar a R$ 100 mil, o magistrado determinou que, "enquanto e sempre que houver interrupção", a empresa contrate carro-pipa em benefício da população desabastecida. 

"Regularize, no prazo de 60 dias, o fornecimento de água [...] realizando as obras necessárias para a redução dos riscos de desabastecimento, bem como, para melhorar a qualidade da água fornecida na cidade, devendo, enquanto e sempre que houver interrupção, custear serviços de carros pipa em benefício da população desabastecida, sob pena de multa diária que fixo em R$ 5 mil, inicialmente limitada a R$ 100 mil", determinou o juiz.

Na cidade, pelo menos 20 bairros enfrentam problemas; alguns com interrupção no abastecimento de mais de 20 dias. Nesta segunda-feira (04), moradores protestaram em frente à Agespisa.

Lista dos bairros sem água
                         
1- Baixão da Guiomar
2- Santa Luzia 
3- Rua das Palmeiras 
4- Campestre 
5- Cruzeiro
6- Aeroporto 
7- Portelinha 
8- Primavera
9- Cohab Cipó
10- Altamira
11- São José
12- Grota dos Pereira
13- Vermelho 
14- Baixão dos Diógenes
15- Sol nascente
16- Paraíso das aves
17- Cipó
18- Galo Branco.
19- Umbelina
20- São Félix
21- Aldeia
22- Santo Antônio
23- Ingazeira

A decisão, desta segunda-feira (04), é resultado de uma ação civil pública com pedido de medida liminar ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí. No processo, o MP destaca os investimentos na Agespisa em 2018 e 2022 e que, mesmo assim, "o serviço continua insuficiente". 

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Sobre a decisão judicial, a Agespisa informou que ainda não foi notificada, mas já está tomando todas as providências necessárias para regularização do abastecimento de água em São Raimundo Nonato. Sobre o problema de abastecimento de água, a empresa citou o recente apagão nacional, em agosto deste ano, que provocou a queima de equipamentos, além de uma questão pontual na adutora do Garrincho, neste domingo (03).


VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

Ao retornar do apagão de energia ocorrido no dia 15/08, três equipamentos do sistema haviam sido queimados, sendo dois dos poços e um de recalque. O do recalque foi substituído e está funcionando; dos dois poços, um foi substituído, mas não funcionou.  Foi retirado e instalado outro, que também não funcionou.

Já ontem, estourou a adutora do Garrincho em alguns pontos. Esses vazamentos foram corrigidos e o serviço concluído depois das 15h. 
Enquanto isso, a empresa está se utilizando de carros-pipa para amenizar o problema de abastecimento nesses bairros críticos e os técnicos da oficina eletromecânica da Agespisa continuam trabalhando em tempo integral para recuperar os equipamentos danificados, que são máquinas de alta potência e difícil manuseio, dificultando ainda mais o trabalho, a fim de solucionar de vez o problema.

A assessoria da Prefeitura de São Raimundo Nonato informou que reitera a solicitação para que a Agespisa regularize, quanto antes, o serviço de abastecimento na cidade.


Graciane Araújo
[email protected]

São Raimundo Nonato recebe capacitação da Lei Maria da Penha

A coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público do Estado do Piauí (Nupevid/MPPI), promotora de Justiça Amparo Paz, participou de capacitação promovida pela Secretaria da Mulher de São Raimundo Nonato na última quinta-feira (24), na Câmara Municipal.

O evento reuniu membros da comunidade e especialistas para explorar estratégias e ações que visam à segurança das mulheres, marcando um importante passo na contínua luta contra a violência doméstica e familiar.

“Foi um encontro muito produtivo. Pude apresentar muitos pontos sobre a Lei Maria da Penha, que buscamos trabalhar no cotidiano. Conhecer melhor essa lei pode promover mais segurança para as mulheres e meninas do nosso estado. Aproveito para parabenizar a gestão municipal, que vem dando muita atenção a essa temática. Que essas ações desenvolvidas em São Raimundo Nonato também sirvam de inspiração para outros municípios”, relatou Amparo Paz.

A capacitação, centrada na Lei Maria da Penha, teve participação ampla, com compartilhamento de ideias e debates sobre medidas concretas para fortalecer o enfrentamento à violência que afeta muitas mulheres.

“Procurei enfatizar sobre pontos chaves dessa lei, como as medidas protetivas e as implicações do seu descumprimento. Abordei também a rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher, com dicas para a identificação célere dos crimes mais comuns enquadrados na Lei Maria da Penha. Ou seja, foi uma maratona para combater a violência doméstica”, complementa a promotora de Justiça.

Fonte: MPPi

Posts anteriores