Cidadeverde.com

Parque da Serra da Capivara pode demitir 140 funcionários por falta de verba

O Parque Nacional Serra da Capivara pode demitir os 140 funcionários que trabalham no local por falta de verba. Em entrevista ao Cidadeverde.com a arqueóloga Niéde Guidon, confirmou que esteve reunida com o governador Wilson Martins na última sexta-feira (9), para discutir o problema de repasse para a manutenção do parque.


O local que contava com um quadro de 270 funcionários, hoje possui somente 140 e segundo a arqueóloga todos os anos essa situação se torna pior. "Todos os anos é assim, porque o Ministério não manda recursos suficientes. A Petrobras que nos mandava também reduziu muito seu auxílio e se não tivermos o repasse teremos que demitir esse quadro de funcionários. Essa verba não é só para a questão turística, mas também para a preservação, limpeza e prevenção de incêndios já que o local é patrimônio da humanidade e o Governo Federal tem obrigação de manter", garantiu a arqueóloga.

Niéde informou que o governador prometeu um repasse de R$ 600 mil parcelado em doze vezes que poderá garantir o funcionamento do Parque Nacional.

Problemas com aeroporto

A arqueóloga explica que há um projeto aprovado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) aprovado para a construção do Museu da Natureza em Coronel José Dias, mas por conta da homologação do aeroporto, o andamento do projeto apresentava dificuldades.


"O aeroporto estava homologado como aeroporto privado e o BNDES não aceita. Ficou definido que o aeroporto agora será cadastrado como público", concluiu Niéde.

Rayldo Pereira 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais