Cidadeverde.com

Saúde: Diretor lamenta sequestro e anuncia reforço na segurança

Imprimir
O presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Aderivaldo Andrade, anunciou nesta terça-feira (5) que a prefeitura irá contratar uma equipe especializada para resolver o problema da falta de segurança nos hospitais e maternidades da cidade. Em entrevista coletiva, ele lamentou o sequestro do recém-nascido, que foi levado de dentro da maternidade do Satélite.


"Lamentamos o episódio do sequestro do bebê e queremos dizer que já vínhamos trabalhando para reforçar a segurança dos hospitais, especialmente do Hospital de Urgências de Teresina [HUT]. Como assumimos agora ainda não tínhamos tomado providências, mas vamos promover a contratação de uma empresa especializada para sabermos como proceder para uma segurança efetiva", justificou o gestor.

Aderivaldo comentou ainda o flagra do repórter Joelson Giordani, que entrou em dois hospitais nesta manhã disfarçado de médico e teve acesso livre a berçários e enfermarias. "Se entrou uma pessoa sem identificação é porque alguém permitiu. Apesar do caso de ontem, isso ocorreu novamente hoje e não pode continuar", disse.

O presidente da FHT garantiu que instalará câmeras de segurança nas unidades de saúde e prometeu segurança mais rigorosa nos hospitais, principalmente nas maternidades. “Vamos receber orientações e uso de equipamentos que garantam mais segurança a pacientes e profissionais dos hospitais municipais”, declarou.

Outra providência será a identificação de todos os funcionários com crachá e foto e para visitantes. “ A intenção é ter segurança bastante rigorosa e certamente o que for sugerido como ação deverão ser implementadas”, confirma o presidente da Fundação Hospitalar, acrescentando que uma das medidas será impedir o acesso direto do ambulatório para a área da maternidade.

De acordo com o gestor, nos acessos às áreas das maternidades há porteiro na entrada e desde hoje (5) só permitem o acesso às dependências após conferir documento de identificação. Pela manhã ao assumirem o plantão as enfermeiras compareceram  a todos os leitos apresentando-se. 

No caso de pacientes que recebem alta, cada um será acompanhado até a saída do hospital por um profissional da área de enfermagem.

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais