Cidadeverde.com

Audiência tratará sobre a retomada do transporte pelo Parnaíba

Imprimir
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmou presença na audiência pública que discutirá a retomada das obras necessárias para o transporte hidroviário na bacia do rio Parnaíba. O evento está marcado para o dia 07/05, na Câmara dos Deputados. 

A audiência foi proposta pelo deputado federal Jesus Rodrigues, membro da Comissão Especial destinada a analisar o Projeto de Lei 5335/09, que caracteriza como serviço público a operação de eclusas e outros dispositivos de transposição de níveis em hidrovias. 

O parlamentar esteve reunido com o superintendente de Navegação Interior da Antaq, Adalberto Torkaski, e o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior, José Renato Fialho, que garantiram a participação da Agência no debate.

“A falta de investimento na construção e ampliação de portos, a precariedade dos canais fluviais e a não conclusão das eclusas da Usina de Boa Esperança são alguns dos problemas que impedem a utilização do rio para navegação e, por consequência, limitam o crescimento econômico dos estados do Nordeste, em especial do Piauí, que integra a nova fronteira agrícola brasileira”, enfatiza Jesus Rodrigues.

Com uma extensão aproximada de 1.260 km, a hidrovia é constituída pelos rios Parnaíba e Balsas, além dos canais que formam o delta do Parnaíba. Sob a responsabilidade da Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR), serve, principalmente, para o transporte de cargas de interesse regional.

Segundo dados da própria Antaq, somente a produção de soja em grãos ultrapassa o total de um milhão de toneladas por ano, que poderiam ter escoamento facilitado e barateado com o transporte hidroviário. Um Estudo de Viabilidade, Técnico, Econômico e Ambiental (EVTEA) sobre a hidrovia deverá ser concluído e apresentado pelo consórcio Hidrotopo-Dzeta até junho deste ano. 

Além da ANTAQ, também foram convidados representantes das empresas Hidrotopo e Dzeta; e dos órgãos Ministério dos Transportes, AHINOR, Chesf, Secretaria Nacional dos Portos, Secretaria Estadual de Transportes do Piauí e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais