Cidadeverde.com

Secretário anuncia 0% de presos nos Distritos após reunião

Imprimir
O secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, resolveu bater de frente sobre a custódia de presos nos distritos policiais. Em reunião com os delegados, a portas fechadas, Robert Rios anunciou que irá reduzir o recebimento de presos nas delegacias e revelou: “Em 2014 será 0% de presos nos Distritos”.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde


“Vamos excluir a custódia de presos da Polícia Civil. A Polícia Civil é uma casa de elucidação de delitos e não casa para guardar presos. Este ano, temos duas delegacias recebendo presos em Teresina e no próximo ano teremos 0%”, disse o secretário durante reunião na Academia de Polícia Civil, no bairro Saci.

Robert Rios e o delegado geral James Guerra estão reunidos na sede da Acadepol.

O delegado James Guerra informou que a partir da próxima segunda vai reduzir em 50% o recebimento de presos em toda a área metropolitana, que atinge os municípios de Palmeirais, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Altos, Alto Longá, José de Freitas, União, Lagoa Alegre, Curralinhos, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Nazária e Miguel Alves.


James informou ainda que, em Teresina, foi reduzido de 21 para 3 pontos de recebimento de presos. Somente receberão presos o 21º (Usina Santana), 25º (Anita Ferraz) e a Central de Flagrantes.

"Por enquanto, não posso deixar a 0. Onde vou colocar presos se houver rebeliões, quebra-quebra. Por isso preciso de pontos de escape", disse.

O delegado informou ainda que outro assunto que será abordado é a portaria que delimita o horário de expediente dos policiais civis. Segundo ele, existem dois tipos de regimes de trabalho pela portaria: 24 horas trabalhada por 72 horas de folga e o expediente diário, em que o policial trabalha pela manhã e a tarde, totalizando 44 horas semanais.


"O que estamos tentando é implantar uma cultura de que pela manhã e tarde todos estejam trabalhando e não se tenha justificativa de inquéritos atrasados", disse.

James lembra que existe uma decisão judicial impondo a retirada de presos dos distritos. O governo do Estado estuda uma alternativa, que é a construção de uma central de triagem para abrigar os presos.



Flash de Yala Sena
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais