Cidadeverde.com

Secretário apresentará projeto na Alepi para mudar licitações da Saúde

Imprimir
O novo secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras, informou que apresentará um projeto de lei para a Assembleia Legislativa mudando o processo de licitação de compra de medicamentos. Pela legislação atual, a licitação só pode ser realizada pela Secretaria Estadual de Administração. O gestor defende que a Saúde tenha autonomia para fazer essas aquisições. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

As declarações foram dadas durante visita na tarde desta terça-feira (8) ao Hospital Getúlio Vargas (HGV). Mirócles Veras afirmou que levará a proposta ainda hoje ao governador Moraes Souza Filho (PMDB). 

"Queremos a mudança da lei porque a Secretaria de Administração concentra todas as licitações, de estradas, compras, equipamentos, enquanto estamos precisando de compras para urgência e emergência. Estamos tratando de vidas humanas. Queremos que as licitações voltem para a Secretaria de Saúde porque a Administração concorre com todas as licitações", disse o novo secretário. 


Pronto-socorro
Mirócles Veras afirmou ainda que está estudando todas as alternativas para desafogar o fluxo do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nas visitas iniciadas na última segunda-feira, ele tem se reunido com gestores para encontrar uma solução. Antes mesmo do início do novo governo, a reabertura do pronto-socorro do HGV foi apontada como medida. 

"Não está descartada nenhuma possibilidade. Pela primeira vez estou ouvindo os técnicos do HGV para estudar uma estrutura hospitalar que seja estadual, municipal ou federal para reduzir o fluxo do HUT", declarou. 


O secretário recebeu prazo de 40 dias para apresentar uma solução ao governador. Nesta quarta-feira, ele visitará o Hospital Universitário. 

O gestor também estuda formas legais de fazer o arrendamento de um hospital privado pronto para receber pacientes vindos do HUT. "Não existe nenhuma definição, mas não descartamos nenhuma ação", concluiu.

Yala Sena (Flash)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais