Cidadeverde.com

Seduc e Ifpi ampliam a oferta de ensino técnico nos municípios

Imprimir
Com o objetivo de desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade a distância, prefeitos de 53 municípios piauienses assinaram, na tarde dessa quarta-feira (2), termos de compromisso com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). A cerimônia oficializa a entrada das cidades na Rede e-Tec Brasil, que tem regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


Com a assinatura dos termos, os prefeitos se comprometem a criar e manter a estrutura física e de recursos humanos para o funcionamento do polo de apoio presencial e disponibilizar telessala com data show, telefone, computador, televisão, dentre outros equipamentos. O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), entra nessa parceria cedendo 20 núcleos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e toda a estrutura, como bibliotecas e equipamentos.

Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, as novas vagas, somadas aos cursos que a Secretaria já oferece, através da Rede e-Tec Brasil, colocam o Piauí em terceiro lugar do Nordeste na oferta de ensino profissionalizante, atrás apenas da Bahia e Ceará.

“Hoje, a Seduc mantém 100 unidade de educação a distância que ofertam cursos técnicos a alunos matriculados na rede, são os cursos concomitantes, com a parceria mais 70 unidades estarão oferecendo cursos subsequentes a partir de janeiro de 2014, atendendo esse outro público que já concluiu o ensino médio”, relata o secretário da Educação, Átila Lira, que na cerimônia representava o governador Wilson Martins.

Para o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, ações como essa vêm corrigir um desequilíbrio na oferta de cursos técnicos que se concentravam nos grandes centros.

“Antes, as famílias que tinham mais condições financeiras eram obrigadas a enviar seus jovens para a Capital para fazerem um curso técnico ou superior, agora oferecemos essas opções dentro de nosso município que se transformou em referência na região, quando se fala em educação, estamos proporcionando um novo futuro ao nosso povo”, afirma o prefeito.

De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, o ato confirma a ampliação e a democratização da oferta de ensino técnico gratuito e de qualidade. "Com o ensino a distância, estamos proporcionando o acesso ao mundo do trabalho para jovens e adultos, inclusive para profissionais que trabalham, mas sentem falta de uma melhor qualificação", comentou.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais