Cidadeverde.com

Semam realiza blitz educativa para presevar Cágados de Barbicha

Imprimir

Pelo menos 52 Cágados da espécie Barbicha foram atropelados na região do Parque Encontro dos Rios, no bairro Poty Velho, destes 36 morreram e outros 16 tiveram os cascos mutilados, no período chuvoso. Para preservar a vida desses animais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) está realizando um manifesto na região, para conscientizar os motoristas.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com 


Está sendo realiza uma blitz informativa e anúncios no microfone do Parque para que as pessoas sejam a favor da travessia do Cágado, entre as lagoas e os rios. “Eles ficam nas lagoas, mas saem em alguns períodos para buscar comida e nas épocas de acasalamento, por isso fazem a travessia”, explica o secretário Deocleciano Guedes.


Deocleciano Guedes



Para a responsável pelo projeto, Jaqueline Lustosa, coordenadora do Parque Ambiental do Mocambinho, o número de óbitos pode se maior, por isso ela defende a criação de uma barreira para que os animais não façam a travessia pela avenida. Mas, o secretário disse que a alternativa que está sendo estudada é a construção de um túnel. “Mas, este projeto educativo e a manifestação é o ponta pé inicial para a preservação da espécie”, justifica Guedes.

A maior concentração de cágados de barbicha está nas lagoas do Jacaré e dos Patos, localizadas próximas ao Encontro dos Rios.









Flash de Jordana Cury
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais