Cidadeverde.com

Sesapi comemora Dia do Homem com atividades gratuitas

Imprimir
“Não era acostumado a ir ao médico e depois de ter contraído uma doença venérea, de uma parceira, resolvi me cuidar. Hoje, falo sem receio que essa ação no terreiro é uma oportunidade de ver como está minha saúde. Achei ótimo”, disse o aposentado José Manoel, um dos 60 homens que aproveitaram a ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em comemoração ao Dia Nacional da Saúde do Homem. A data é comemorada no dia 15 de julho.

 

A Sesapi, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e faculdades particulares, resolveu ofertar ações gratuitas na manhã desta quarta-feira (18) em um terreiro de umbanda, da zona Norte de Teresina, no bairro Itaperu.

O coordenador de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, Danilo Martins, destacou a importância do evento para a comunidade. Segundo ele, é interessante pensar em ações que mobilizem o homem a ter esse cuidado, já que esse público não tem o hábito de procurar atendimento em saúde. “Com essa iniciativa, podemos oferecer um conceito ampliado de saúde, que envolve, além de atendimento médico, o lazer, as experiências vividas, dicas de saúde e o entretenimento”, destacou.
 
Para o supervisor estadual da Saúde do Homem, Robert Garcia, o evento foi realizado em um terreiro de umbanda visando atingir o público de homens que frequentam esses locais. Robert destaca que as ações contribuem para multiplicar a cultura de os homens procurarem com mais frequência o médico. “Queremos mostrar que as doenças estão presentes nas nossas vidas, mas, a prevenção é o melhor remédio. Somente no Piauí 690 casos de câncer de próstata já foram detectados. Se esses homens tivessem tido um cuidado prévio, esse número seria bem menor. É isso que a Sesapi pretende: prevenir e quebrar preconceitos sobre a saúde do homem”, frisou.
 
O evento promoveu a prestação de ações e serviços, além de apresentações culturais para o público. Na oportunidade, foram oferecidos serviços como a vacina contra tríplice viral, aferição de pressão arterial, orientação sobre alimentação saudável, combate ao tabagismo, estímulo a hábitos saudáveis, saúde bucal e prevenção contra as DSTs. A ação também contou com roda de palestras dos alunos de medicina da UFPI, levando o tema das conversas para o combate à violência de gênero, informando o público masculino sobre câncer de próstata e planejamento familiar. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais