Cidadeverde.com

Sessão solene vai lembrar tragédia de Algodões I, em Cocal

Imprimir
A Assembleia Legislativa realizará sessão solene em memória às vítimas da tragédia da Barragem de Algodões, em Cocal, a 250 quilômetros de Teresina. Nove pessoas morreram e uma desapareceu. O rompimento da barragem deixou 2 mil pessoas desabrigadas e 80 feridos. A proposta é do deputado Marden Menezes (PSDB) e a sessão acontecerá no dia 27/05.

A tragédia aconteceu há cinco anos. Águas arrastaram casas e árvores. Cerca de 500 casas foram destruídas por uma enxurrada de 52 milhões de metros cúbicos de água, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. O rombo deixado na parede da barragem foi de 50 metros. Cocal da Estação  tinha 30 mil habitantes.


Cerca de 2.500 famílias (10 mil pessoas) residiam próximo à barragem, em Cocal da Estação e Buriti dos Lopes. Cerca de 100 bombeiros e policiais militares atuaram no resgate das vítimas da tragédia com lanchas e helicóptero para retirar pessoas próximas ao rio Pirangi. 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) registrou 91.634 desabrigados ou pessoas desalojadas, com 41 cidades atingidas pelas águas. A tragédia aconteceu na administração do então governador Wellington Dias (PT). 

Estudos 

Um pouco antes do rompimento, havia sido concluído estudos que garantiram a integridade da barragem. A revisão da obra aconteceu em 2001. A barragem fica na divisa do Piauí com o estado do Ceará. 

O governador Wilson Martins discutiu a inclusão da nova barragem de Algodões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O novo projeto deverá custar R$ 96 milhões. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais