Cidadeverde.com

Setut não abre mão de indenização por investimento em ônibus

Imprimir
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Tresina (Setut) se posiciona contra itens do projeto de lei apresentado pelo prefeito Firmino Filho para a licitação das linhas de ônibus. O vice-presidente executivo do Setut, Luiz Mauro Cordeiro de Araújo, afirma que a entidade vê com preocupação um ponto suprimido que garantiria o ressarcimento aos empresário pelos investimentos não amortizados. A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (10), uma audiência pública sobre a licitação das linhas de ônibus em Teresina, proposta pelo vereador Dudu (PT). 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Segundo Luiz Mauro, o Sindicato das Empresas quer saber como será feito o ressarcimento do que foi investido na frota de ônibus. “O que a lei prevê é que os investimentos amortizados têm que ser indenizados. Nos cálculos isso não foi feito, porque operadoras não podem antecipar o setor público”, pontua. 

O vice-presidente acrescenta que pode haver demissão de funcionários se houver redução da frota. “Não existe demissão em massa, mas se houver redução da frota, pode haver”, admitiu.

Hoje são 450 ônibus na capital, mas o Setut diz que com a licitação serão precisos 475. Atualmente, são 13 empresas que exploram o serviço de transporte de Teresina e seis milhões de passageiros por mês. As empresas aguardam o edital de licitação para se posicionar oficialmente sobre a licitação. 

Também participam da audiência pública a OAB, o Ministério Público, o Sindicato dos Rodoviários e associações de moradores. 


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais