Cidadeverde.com

Sílvio e Wilson esquentam debate na internet logo na 1ª pergunta

Imprimir
Fotos: Carlos Lustosa Filho e Raulino Neto/Cidadeverde.com

O primeiro debate da internet brasileira começou acirrado entre os candidatos Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB), que aproveitaram logo a primeira pergunta para provocarem discussão sobre as gestões de cada um. 

Sílvio Mendes foi sorteado para responder a primeira pergunta sobre o território Guaribas, sul do Piauí, sobre como ajudar os pequenos produtores de municípios como Picos, que tem vocação para a agroindústria de mel e castanha de caju. 

O tucano elogiou Picos por ter se antecipado em soluções para a reforma agrária, e disse que por isso o município é chamado de Cidade Modelo e é o segundo em arrecadação do Estado. Ele demonstrou preocupação com uma praga que teria chegado até as plantações de caju, e não era combatida da forma adequada. "É preciso crédito, assistêcnia técnica e capacidade de organização. É preciso ter mais apoio público e orientação financeira", pontuou.

O tempo de dois minutos e meio para resposta ainda não tinha acabado. Sílvio Mendes aproveitou para comentar a interdição do hospital regional de Picos. "Não vai ser fechado porque não tem alvernativa, mas é uma cidade que merece muito mais apoio do poder público", disse. 


Picos é um dos redutos eleitorais de Wilson Martins. Ele lamentou o que chamou ser desinformação do candidato, e disse que não há problema de reforma agrária na região, e todas as terras foram regularizadas. "É uma área que o Piauí avançou de forma consistente na criação de cooperativas", pontuou.

No comentário final, Sílvio Mendes retrucou. "Eu não falei em problema de reforma agrária. Eu falei que já foi resolvido o problema da questão rural. Resolveu esse problema, como deveria ser resolvido no Estado inteiro, como na região dos Cerrados". Em seguida questionou a atuação da Emater. "Pergunte a qualquer produtor de a Emater é presente em todos os municípios. Não pelos técnicos, mas pela falta de estrutura", completou. 


João Vicente ausente
A mediadora do debate, jornalista Nadja Rodrigues, primeiro leu a nota enviada pela coordenação de campanha do candidato João Vicente Claudino (PTB), que alegou reuniões agendadas com lideranças no sul do Piauí para estar ausente no debate. 

Foram apresentados os jornalistas Yala Sena e Francisco Magalhães, do Cidadeverde.com, que também participarão do debate. Em seguida, Nadja Rodrigues repetiu as regras do debate, enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE - mesmo sem exigência para tal.


O debate será dividido em cinco blocos. Nos três primeiros, perguntas de internautas previamente enviadas sobre os territórios de desenvolvimento do Estado. Em seguida, candidato pergunta para candidato. O último bloco será de perguntas dos jornalistas e enviadas pelos internautas durante o debate. Uma comissão de advogados da OAB/PI vai avaliar casos de direito de resposta se houver ofensa.


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais