Cidadeverde.com

Sindicato dos Delegados entra na Justiça contra presos em DPs

Imprimir
A presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Piauí, Andrea Magalhães, informou, durante entrevista no Jornal do Piauí desta quinta-feira (29) que vai entrar na justiça contra presos custodiados em distritos policiais.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Esse problema é recorrente e está se acentuando. A Central de Flagrantes faz cerca de 70 autuações por semana, mas só disponibilizadas 20 vagas no mesmo período pelo sistema prisional”, informa a representante da categoria. 

A delegada revela que esta é uma situação recorrente em todo o Piauí e que a ação na Justiça servirá na busca por providências para o cumprimento da ação que impede a permanência de detentos em distritos.


“A policia trabalha, tem materializado os crimes e tem prendido. O sistema prisional não tem dado conta da demanda. Soltar, não podemos e nem vamos. As detenções ilegais já viraram questão de insalubridade. Também estão misturas presos de alta periculosidade com presos por crimes leves”, explica Andrea Magalhães.

No último sábado, dia 24 de agosto, 12 presos custodiados de forma ilegal na Polinter tentaram fuga. A escapada foi mal sucedida já que o objeto utilizado para serrar as grades quebrou. 


“Vamos acionar o nosso jurídico por descumprimento de medida judicial. Queremos que os presos sejam levados para o local correto, que é o sistema prisional. Alocação não é problema da Polícia Civil. Nossa preocupação é investigar e prender”, conta a presidente do Sindicato.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais