08/02/10, 13:41

Tarifa de água no Piauí sobe 3,8% e Agespisa sai do vermelho

Arrecadação cresce 15% e despesas ficam abaixo de 7%. Fornecedores estão recebendo pagamento em dia.

Imprimir Tarifa de água no Piauí sobe 3,8% e Agespisa sai do vermelho Imprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+

Após muitos anos enfrentando uma crise financeira, a Agespisa entrará 2011 operando no azul. É o que garante o presidente da empresa, Merlong Solano. Segundo ele, o ajuste nas contas começou a ser feito no início de 2003, quando a empresa estava ameaçada de entrar em colapso operacional.


"A situação era tão difícil que nós não tínhamos nenhuma bomba para colocar de reserva. Teresina teve sorte, podia ter enfrentado um colapso de falta de água", ressalta.



A política de contenção de despesas e incremento na arrecadação propiciou o equilíbrio financeiro da empresa, que hoje não atrasa pagamento de fornecedores. "Se continuarmos, no início de 2011 poderemos sair do vermelho, depois de décadas de prejuízo. Não é apenas um desejo. Arrecadamos 15% a mais ao ano e seguramos as despesas abaixo de 7%", explica.


Tarifa


Um dos fatores que possibilitaram foi o incremento da receita com a contenção dos índices de desperdício de água e a política de reajustes na tarifa, com índices abaixo da inflação.


Ano passado o reajuste foi de 6,5% e este ano será de índice linear de 3,8%. A tarifa residencial para quem consome até 10 mil litros de água por mês passará de R$ 16,60 para R$ 17,25.


A tarifa passa a valer a partir de 1º de março.


Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Mais notícias sobre: Agespisa, tarifa, Merlong Solano
| © CidadeVerde.com 2010 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masávio |