Cidadeverde.com

Tartaruga híbrida é flagrada durante desova em Luís Correia

Imprimir
Uma tartaruga com características bem definidas de duas espécies foi flagrada durante desova, na madrugada desta sexta-feira (03), na praia do Arrombado, município de Luís Correia, a 338 quilômetros de Teresina.


O animal foi encontrado por equipes técnicas do projeto Tartarugas do Delta. A tartaruga tinha aproximadamente 97 cm de comprimento e não apresentava nenhuma marcação nas nadadeiras, sinal de que ainda não havia tido contato com o homem. 

“O trabalho é realizado através de monitoramentos noturnos respeitando os horários da maré. Todas as observações são anotadas: horário, lua e características externas da tartaruga. A fêmea apresentava características de espécie híbrida, ou seja, com estruturas diferentes da espécie padrão”, revela a bióloga Werlanne Santana.

De acordo com a coordenadora do projeto, a tartaruga-de-pente possui uma cabeça estreita e um bico pontiagudo, com quatro pares de placas pré-frontais. Difere das demais tartarugas marinhas por possuir uma carapaça com escudos dorsais sobrepostos e escudos marginais serrilhados.

“A fêmea flagrada nessa madrugada apresentava a cabeça com característica da tartaruga de pente, entretanto sua carapaça (casco) não possuía placas serrilhadas. O que sugere a hipótese de ser uma espécie híbrida”, conta a profissional.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais