Cidadeverde.com

TCE dá 60 dias para Detran elaborar plano de redução de acidentes

Imprimir
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) fixou prazo de 60 dias para que o Detran apresente um plano de ação com o cronograma de atividades para diminuir o número de acidentes de trânsito. 


A medida foi tomada após análise do relatório da auditoria operacional no Detran, realizada entre janeiro de 2009 a dezembro de 2011. A Corte também determinou aplicação de multa no valor de 2 mil UFRs, o equivalente a R$ 5.080 ao gestor do órgão, em caso de descumprimento. 

O objetivo da auditoria era avaliar o desempenho de ações executadas pelo órgão para promover a redução de acidentes de trânsito com motociclistas na área urbana de Teresina. O trabalho foi motivado pelas estatísticas de acidentes envolvendo este tipo de veículo. Somente de janeiro a abril deste ano, segundo o Ciptran, foram registrados 615 acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, com 372 vítimas. Onze pessoas morreram e 22 ficaram feridas.

No relatório, os técnicos apresentaram evidências da falta de ações mais efetivas para a redução desses acidentes. Dentre elas, deficiências no quadro técnico da escola, redução de investimentos em campanhas educativas de trânsito, descontinuidade nas ações de educação de trânsito e dificuldades operacionais para a realização das campanhas educativas.


O atual presidente do Detran, Jeová Alencar, destacou que no período da auditoria a direção era outra e que está fazendo o possível com o número de funcionários da Casa. "Mas o Detran é um órgão que precisa de concurso público", acrescentou.

Em entrevista ao vivo para o Notícia da Manhã, Jeová disse ainda que em 10 dias estará com o cronograma de atividades pré-pronto. "Além disso, vamos dar continuidade aos programas que já tínhamos, como as blitzen e o Detran nas escolas", finalizou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais