Cidadeverde.com

Técnico da seleção brasileira chega para implantar a esgrima no Piauí

Imprimir
Os primeiros passos para a implantação da esgrima no Piauí foram dados na tarde desta quinta-feira (30). Evandro Oliveira, técnico da seleção brasileira desde 2008, e Paulo Henrique Gomes, auxiliar técnico da equipe do Distrito Federal, iniciaram um curso para estudantes de Educação Física convidados para difundir o esporte. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com
Evandro Oliveira, técnico da seleção brasileira de esgrima

O projeto conta com o apoio da Confederação Brasileira de Esgrima e segue os moldes do usado para implantar o badminton no Estado. A meta é que o sucesso seja o mesmo e o Piauí se torne referência nacional na modalidade. 

As aulas começaram na faculdade Novafapi e seguirão até o dia 7 de setembro, na academia Eugênio Fortes da avenida Marechal Castelo Branco, Ilhotas, zona Sul. Os estudantes estão sendo orientados sobre aspectos gerais da modalidade. 

Na primeira aula, equipamentos de segurança e as armas usadas - espada, florete e sabre - foram apresentados. O grupo de aproximadamente 20 universitários tirou várias dúvidas, em especial sobre adaptações que possam ser feitas com outros materiais para a realização das aulas com crianças. 


"A ideia é a médio, longo prazo, fazer que Teresina seja uma referência na esgrima como é o badminton hoje", disse ao Cidadeverde.com o treinador Evandro Oliveira, que também vai trabalhar na criação de núcleos do esporte em toda a capital, como ocorreu com o badminton. Vestimenta, armas, máscaras e todo o equipamento necessário para a prática do esporte serão disponibilizados - parte já chegou ao Piauí e o restante será recebido nas próximas semanas. 

Para reforçar as aulas, a atleta Cleia Guilhon, melhor brasileira da atualidade e vice-campeã pan-americana de esgrima, chega a Teresina na madrugada desta sexta-feira. Além disso, no próximo sábado, durante a Copa Teresina de Judô, no ginásio do Iate Clube, haverá uma demonstração da modalidade para os presentes. Danys Queiroz, presidente da Federação Piauiense de Judô e do Conselho Regional de Educação Física, foi convidado pela Construtora Sucesso, patrocinadora do badminton e agora da esgrima no Piauí, para ajudar na fase inicial de implantação do esporte. 


Um dos esportes mais antigos da humanidade, a esgrima uma das poucas modalidades no programa dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição. Também faz parte do programa de provas do pentatlo moderno. Em 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil quer conquistar sua primeira medalha olímpica em uma das três disciplinas praticadas.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais