Cidadeverde.com

Tema da redação do Enem é sobre efeito da lei Seca no País; veja

Imprimir
Atualizada às 12h25 (hora local)

Frustando as expectativas dos candidatos, que apostavam nas manifestações, como o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC/Inep divulgou em sua página do Facebook que o assunto abordado este ano são os “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. 


Como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção somente para fins pedagógicos. A redação do aluno será avaliada por dois corretores independentes. 

A discrepância entre as notas de ambos não pode ultrapassar 100 pontos — no ano passado, o limite era de 200 pontos. Se houver discrepância superior a 100, a redação passará por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, o texto será submetido a uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também serão analisadas por um terceiro corretor. 

Atualizada às 11h30 (hora local)

Minutos antes de entrarem para o segundo dia do Enem, os candidatos que vão fazer prova de Redação, acreditam que o tema esteja relacionado às manifestações que ocorrem no país neste ano. Neste domingo (27), também serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

A estudante Carolina Freitas, 19 anos, tenta o Enem pela segunda vez, pois quer cursar Enfermagem. “No ano passado, faltaram apenas 15 pontos e esse é curso que eu quero”, declarou. Ela acredita que o tema da redação deste ano deva ser a redução da maioridade penal ou os protestos.

Raoni Barbosa/Cidadeverde.com

Amanda Ferreira, 24 anos, que tenta uma vaga para Educação Física, avaliou como difíceis às questões de Química e Física do primeiro dia. “Mas, acho que hoje a prova será melhor. O tema (da redação) deve ser as manifestações que é um assunto bom de abordar, tanto contra como a favor, porque todo mundo tem uma opinião”, argumentou. 


A auxiliar de Farmácia, Cristina Martins, 45 anos, faz o Enem há três anos como uma forma de treinamento. “As minhas filhas já vão fazer o Enem no ano que vem, então estou querendo passar essa experiência para elas. Mas, se eu tiver uma pontuação boa, tenho sonho de cursar Engenharia ou Farmácia”, descreve a candidata que veio preparada com uma sacola com água e doces para enfrentar as cinco horas e meia de provas.


O estudante Airton Alves, de 23 anos, também levou uma sacola com chocolates e água, segundo ele, para aguentar uma hora a mais de prova neste domingo. “A prova de ontem estava bem elaborada, mas com diversos assuntos. Para hoje me preparei lendo revistas e jornais e acho que a redação vai abordar problemas sociais ou até mesmo a Copa do Mundo”, avalia. 


Os gabaritos dos dois dias de provas serão divulgados até o dia 30, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.


Matérias relacionadas:


Flash de Carlos Lustosa 
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais