Cidadeverde.com

Teresina: Apagão gerou problemas em bancos, trânsito e hospitais

Imprimir
Atualizada às 17h21

Um apagão elétrico atingiu toda a região Nordeste por volta das 15h desta quarta-feira (28). A suspensão repentina no fornecimento gerou transtornos em todo o Piauí e só começou a ser resolvida mais de uma hora depois.

Na capital piauiense, os semáforos da avenida Frei Serafim, principal via de acesso ao Centro, foram apagados e o trânsito ficou confuso. Caixas eletrônicos ficaram sem funcionar e o atendimento em hospitais ficou prejudicado. Lojas tiveram de fechar as portas.

A assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou ao Cidadeverde.com que a energia já voltou em todas as capitais atingidas. Por enquanto, o órgão não dá informações sobre as causas e foca no restabelecimento do sistema. 

Evelin Santos/Cidadeverde.com
Airton Feitosa, gerente da Chesf no Piauí

Em viagem a São Paulo, o gerente no Piauí da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Airton Feitosa, confirmou a falta de energia na região e informou que o apagão não ocorreu na Chesf. Uma empresa particular teria provocado o problema de transmissão de energia.

"A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste", afirmou Feitosa. Ele fez uma comparação para explicar o blecaute. "É como você estar acelerando um carro a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de 500 kV que apresentaram problemas", explicou.

O ONS deve lançar nota sobre o caso ainda nesta quarta-feira, segundo o gerente. Feitosa informou ainda que por volta das 16h30 os alimentadores de energia estavam ligados e que, em Teresina, a energia já voltou em todos os bairros.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje. Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Reprodução
Pelo Twitter, internautas relatam faltam de energia 
em várias capitais nordestinas


Marcelino Machado, diretor da Eletrobras Piauí, confirmou ao Cidadeverde.com que 100% do Piauí ficou sem energia. Informações preliminares deram conta de que uma falha na rede básica do sistema de transmissão do Nordeste tenha provocado o apagão. 

A falta de energia foi registrada em Teresina (PI) e outras capitais do Nordeste. Pelo celular, internautas de Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Salvador (BA) apontaram problemas no fornecimento de energia elétrica.


Péricles Mendel/Cidadeverde.com
Semáforos apagaram e trânsito ficou confuso na avenida Frei Serafim

Logo após o incidente, José Salan, assessor da presidência da Eletrobras no Piauí, disse que a empresa ainda não sabe as causas do apagão e onde o mesmo ocorreu. Segundo ele, já foram registradas quedas no fornecimento em Teresina, São João do Piauí e Ribeiro Gonçalves. 


Repetição
O último apagão que atingiu toda a região Nordeste foi em 26 de outubro de 2012. Na época, também ocorreram problemas no abastecimento de água em Teresina (PI). 

Já a capital piauiense e outras 32 cidades do Estado sofreram um "apaguinho" em 18 de janeiro deste ano, horas antes da chegada da presidente Dilma Rousseff (PT) para visitas e inaugurações de obras no Piauí. 

Matérias relacionadas


Veja a nota da Eletrobras Piauí

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
A Eletrobras Distribuição Piauí vem à público esclarecer que não teve responsabilidade na interrupção do fornecimento de energia que atingiu na tarde de hoje, após as 15 horas, todo o estado do Piauí, bem como nos estados da Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que deverá se posicionar sobre essa falta de energia.
 
A Eletrobras Distribuição Piauí continua trabalhando com o propósito de fornecer energia elétrica de qualidade à população piauiense
 
A Diretoria
 
Teresina, 27 de agosto de 2013

Fábio Lima e Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais