Cidadeverde.com

Teresina atinge 57% da meta contra polio; campanha termina sexta

Imprimir
A poucos dias do encerramento da campanha, que será próxima sexta (21), a campanha de vacinação contra a poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – atingiu 57% da meta. Um total de 24.549 crianças entre maiores de seis meses e menores de cinco anos ainda precisa ser vacinada.

Para chegar ao mínimo de 95 da população estimada em 57.140 crianças, a Prefeitura de Teresina está disponibilizando 121 postos de saúde por toda a cidade. “É muito importante que todos os pais levem seus filhos para serem imunizados, pois esta é a única forma de prevenção da poliomielite”, alerta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão. “A vacina não tem contraindicações. Crianças com tosse, gripe, rinite e até diarreia podem tomar a gotinha sem nenhum problema”, complementa. 

Embora o Brasil não registre casos de paralisia infantil desde 1989, o país mantém cuidados redobrados devido à massiva chegada de estrangeiros nos últimos tempos, para eventos como a recém-iniciada Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no próximo mês. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013 já foram registrados 45 casos da doença no mundo. 

Cartão da criança 

Vale ainda lembrar que, no ato da vacinação, pais e responsáveis não podem se esquecer de levar o cartão da criança. Isso porque, caso a criança esteja atrasada com as doses de vacina contra a poliomielite previstas no calendário, eles poderão se atualizar com a aplicação de vacina injetável, que também será fornecida pelos postos.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais