Cidadeverde.com

Teresina é a 2ª capital do Nordeste em número de pretos e pardos

Imprimir
Teresina é a segunda entre todas as capitais do Nordeste em presença e pretos e pardos, sendo a sétima no País. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) e fazem parte do Mapa da População Preta & Parda no Brasil segundo os Indicadores do Censo de 2010, um estudo feito pelo Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bruno Spada/ABr

De acordo com o trabalho, 71% dos moradores da capital do Piauí se declararam pretos ou pardos. Salvador, na Bahia, lidera a lista nacional, com 79,5%, seguida por Belém/PA, Macapá/AP, Manaus/AM, Rio Branco/AC, Boa Vista/RR, Teresina/PI, São Luís/MA, Goiânia/GO e Porto Velho/RO. No Norte e Nordeste, respectivamente 97,1% e 96,1% dos municípios são formados por maioria de população parda ou negra. 


O estudo mostra ainda que tal segmento da população é maioria em 56,8% dos municípios brasileiros, um aumento de 7,6 pontos percentuais entre 2000 e 2010. No mesmo período, o percentual de pessoas que se declararam pretas subiu  mais que o de pardas - de 6,2% para 7,6%. No Censo 2010, 91 milhões de brasileiros afirmaram ser brancos, 15 milhões pretos, 82 milhões pardos, 2 milhões como amarelos e 817 mil indígenas. 

Marcelo Paixão, coordenador da pesquisa, explicou à Agência Brasil que os indicadores foram influenciados por um processo de valorização do afrodescendente na sociedade e a adoção de políticas de afirmação do povo negro. “Esses dados demonstram não só uma mudança demográfica, mas também política, social e cultural, porque expressa uma nova forma de visibilidade da população negra brasileira ao estimular que as pessoas assumam sua cor de pele de uma maneira mais aberta.”, declarou.

Quando a análise troca os percentuais por números absolutos, São Paulo é a cidade com maior número de pretos e pardos do País - 4,2 milhões, seguida do Rio de Janeiro - 3 milhões - e Salvador - 2,7 milhões. Em caso de apenas negros, a capital baiana lidera com 743,7 mil.

Fábio Lima (com informações da Agência Brasil)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais