Cidadeverde.com

Teresina: novo transformador é ligado e Agespisa volta a produzir água

Imprimir
Atualizada às 13h26
Por volta de 12h20 deste domingo (28), o novo transformador instalado na estação de tratamento de água de Teresina foi ligado e a produção para o consumo da capital recomeçou. Ao longo do dia, os consumidores terão seu fornecimento restabelecido. 

Em entrevista ao vivo para a TV Cidade Verde, o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, informou que a água começa a ser bombeada meia hora depois. 

Foto: Yala Sena

Raimundo Neto agradeceu a Eletrobras, pelo empréstimo do transformador, e a Chesf, pelo apoio na recuperação da estação, que pela segunda vez em duas semanas foi incendiada. Mas disse que a situação precisa ser revista. 

"Errar uma vez é humano. Errar a segunda vez é aceitável, mas a terceira vez nós não podemos", disse Nogueira, acrescentando que a Agespisa é uma das maiores consumidoras da Eletrobras. No entanto, disse não querer culpar ninguém, mas sim resolver a questão. 

A Agespisa ainda recomenda o uso racional de água para que o abastecimento seja normalizado para todos de forma mais rápida. 

Postada às 09h04min
A Agespisa informou na manhã deste domingo (28) que todos os reparos na estação de tratamento de água, danificada pela segunda vez em apenas um mês, foram feitos ao longo da madrugada. A expectativa é de que a produção seja retomada após 11h da manhã, sendo o abastecimento restabelecido gradualmente.

Yala Sena

A estação de tratamento de água localizada no Distrito Industrial, zona Sul, é a única de Teresina e responsável por 85% da população da capital. Na tarde de ontem (27), um incêndio atingiu o transformador e forçou a interrupção do abastecimento para 700 mil consumidores. No dia 16 de outubro, um incidente semelhante atingiu o local.

Após o incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. Técnicos da Agespisa e da Eletrobras foram ao local acompanhar o problema. A companhia energética emprestou um transformador de força para substituir o danificado e viabilizar o retorno do abastecimento o quanto antes.


No início da manhã, técnicos da Eletrobras fizeram testes exigidos por normas do fabricante do transformador, para evitar novos danos. A previsão é de que o sistema elétrico volte a funcionar às 10h. Depois disso, a Agespisa volta a captar água do rio Parnaíba para ser tratada. O processo é lento e as torneiras da capital devem ser reabastecidas na tarde deste domingo.

A Agespisa já acionou a Polícia Federal e a Secretaria Estadual de Segurança Pública para investigarem se houve alguma interferência externa na causa do segundo acidente.

Atualmente, a estação de tratamento da Agespisa produz 235 milhões de litros por dia, sendo que 250 milhões são consumidos por Teresina. A capital ainda conta com 15 milhões de litros gerados por 60 poços, concentrados na Santa Maria da Codipi, zona Norte.



Ampliada às 9h39 

Agespisa divulga nota

Sistema elétrico da ETA será restabelecido em instantes

A Agespisa vai restabelecer o sistema elétrico da ETA agora de manhã, por volta das 11h, e deve, em seguida, retomar a produção de água. Técnicos da Agespisa, Eletrobrás e Chesf continuam no local trabalhando para colocar em funcionamento  a Estação de Tratamento de Água, localizado no Distrito Industrial, zona sul de Teresina. 

Durante toda a noite, os técnicos trabalharam ininterruptamente na substituição do transformador e da fiação elétrica, que foram danificados durante um novo incêndio no local, ocorrido ontem à tarde. A causa foi o  rompimento de um fio de alta tensão que atingiu a subestação 69, responsável pelo sistema elétrico da ETA. A subestação faz parte da estrutura da Agespisa, mas é alimentada pela energia fornecida pela Eletrobrás.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais