Cidadeverde.com

Teresina sedia 34º Encontro Regional de Ensino da Astronomia

Imprimir
Visando promover a capacitação de professores de ensino fundamental e médio para o ensino de astronomia e observações astronômicas, está sendo realizado de 29 de Outubro a 1º de Novembro, no Centro de Formação Odilon Nunes o 34º encontro regional de ensino da Astronomia (EREA).


O encontro é organizado pelo Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parcerias com escolas particulares. Segundo a coordenadora do programa, Valdete Silva, um dos principais objetivos do EREA é atingir o maior número possível de professores das escolas, divulgando a astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia.


"Queremos mexer no ensino aos conteúdos ligados a astronomia, tanto dos professores da rede municipal, quanto das escolas particulares. Muitos dos alunos já participam da olimpíada de astronomia, e a secretaria, ciente dessa necessidade, fez o convite a OBA para o acontecimento do evento", comenta Valdete.


Para Paulo Machado, Secretário Municipal de Educação, o encontro irá proporcionar aos professores acesso a metodologias diferentes,"A finalidade é aproximar professores dos astrônomos e amadores da região. Essa será uma formação continuada e esperamos que o ensino dentro da sala de aula se modifique, por isso teremos astrônomos de renome nacional e internacional e os professores poderão conhecer e ter acesso a metodologias diferentes para adotarem na sala de aula", destaca.


Dr. João Canalle, Coordenador da OBA, fala da importância do encontro para a formação e motivação dos professores, " O encontro só tem a contribuir para a formação e motivação de professores, assim como organizadores e palestrantes, pois no que se refere à formação de educadores, os EREAs tem sido um marco histórico no país, dando oportunidade aos docentes no que diz respeito a conteúdos e métodos para o ensino da Astronomia", ressaltou.


Nesta quarta-feira(31), será apresentado o projeto de construção de um Planetário em Teresina, que terá a finalidade de geração e difusão da educação, cultura e turismo, com grande repercussão municipal e regional. "O Planetário é o mais moderno recurso de tecnologia educacional disponível para a inovação no ensino e difusão da Ciência e Tecnologia", explica João Canalle, coordenador da OBA.


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais