Cidadeverde.com

Teresina tem quase 500 acidentes de trânsito ao ano e OMS intervém

Imprimir

Pesquisa divulgada em reunião entre o prefeito Elmano Férrer, o técnico Meleckidzedeck Khayesi, da Organização Mundial de Saúde, e a consultora regional para segurança viária da Organização Panamericana de Saúde/Washington, Eugênia Maria Rodrigues, revela que 51% dos óbitos por acidente de trânsito em Teresina no ano de 2010 envolveram motocicletas.


Yala Sena/Cidadeverde.com



Foram 470 registros de acidentes, sendo 244 mortes por colisões de motos. Os números registrados em Teresina estão elevando as estatísticas nacionais. Os dados foram apresentados aos técnicos da OMS no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina.


Um grupo formado por técnicos municipais, estaduais e nacionais trabalha na elaboração de políticas públicas visando a diminuição desses números.


Estiveram presentes à solenidade também representantes da Organização Panamericana de Saúde, Ministério da Saúde, Detran e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.


Marta Silva, representante do Ministério da Saúde, afirma que o número de acidentes têm aumentado em todo o país. São mais de 40 mil mortes por ano. O ministério priorizou quatro capitais para fazer trabalho concentrado: Teresina, Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande.




Audea Lima, coordenadora do programa Vida no Trânsito, afirma que o mutirão de todas essas entidades reunidas estão provocando a mudança administrativa e cultural. "O impacto direto com os motoristas são as campanhas e o aumento na fiscalização. Vamos aumentar de 30 equipamentos de fiscalização eletrônica para 100, em Teresina, além das operações salva-vidas", afirma.


Flash de Yala Sena
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais