Cidadeverde.com

Testes grátis e "lembranças rápidas" são atrações no São João

Imprimir
Artesanato, música, fotografias e exames de saúde, tudo em um único espaço, no estande do Governo do Piauí, no São João das Cidades. Testes de hepatite, HIV e glicemia capilar, Além de aferir a pressão podem ser feitos na hora. 

Fotos: Thiago Amaral

O estande é a porta de entrada do Parque de Exposições onde o evento está concentrado. A Secretaria de Saúde está com uma equipe de 11 profissionais fazendo diversos atendimentos, dentre eles, exames rápidos. 

De acordo com a enfermeira Karina Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis e a responsável pela equipe que vai atuar em todos os dias do evento, é uma oportunidade para as pessoas realizarem exames que muitas vezes são de difícil acesso. “As pessoas vêm para se divertirem e aproveitam para ver como está a saúde”, declarou a coordenadora.


Na primeira noite, ontem(13), foram realizados 60 testes rápidos, entre HIV, Hepatites virais B e C, e mais de 100 atendimentos com teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e aconselhamento individual e coletivo.

Artesanato

O público chega e se depara com arte em tamanho real, confecções, sandálias de crochê e podem interagir com os artesãos que produzem a peça na hora. 

  

“É uma ótima oportunidade boa de mostrar como é feita nossa arte, que geralmente a gente faz em casa escondido. É um incentivo grande”, declara o santeiro Adriano Rodrigues, que trabalha há 25 anos com arte santeira e é discípulo do Mestre Dezinho. Ele estava acompanhado de Albertino Veloso, que trabalha há 33 anos com a arte.  


Fotografias

O espaço oferece também a oportunidade do público ter uma foto como Lampião ou Maria Bonita e vestidos com roupas de quadrilha de forma gratuita. 


O São João das Cidades é um evento da TV Cidade Verde que será realizado até domingo(17) no Parque de Exposições.


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais