Cidadeverde.com

Barragem recebe tilápias para combater ataque de piranhas

Imprimir
A Barragem do Bezerro, na cidade de José de Freiras, está recebendo na manhã desta quarta-feira (21), aproximadamente cem mil alevinos de tilápia. A inserção dos peixes é uma das medidas que estão sendo adotadas para controlar a superpopulação de piranhas existentes no aqüífero que estão atacando os banhistas. 


Barragem Bezerra

A ação é fruto da união de entidades como o Ibama, Dnocs, Ministério da Pesca, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, prefeitura e dos pescadores. De acordo com dados da Federação de Pescadores, no auge dos ataques, cerca de cem banhistas eram mordidos por piranhas na barragem, mas este número vem caindo por conta de trabalhos focados no peixe carnívoro.


Romildo Mafra

De acordo com o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, nos últimos meses a entidade autorizou a pesca de piranhas no local. “Há uma superpopulação de piranhas. Só nos últimos vinte dias foram pescadas mais de mil piranhas e nos últimos meses já foram mais de três mil”, conta. 


Segundo Mafra, a implantação de tilápias se faz necessária porque esta espécie serve tanto de alimentação para o peixe carnívoro quanto se alimenta dos ovos depositados pelas piranhas. 



“O grande problema é que há um desequilíbrio aqui e falta de alimento para elas. A idéia é fazer um controle das piranhas, disponibilizando alimento, para que elas não agridam os banhistas”, completa José Carvalho, superintendente do Dnocs. Segundo Carvalho, os pescadores contam que os ataques já diminuíram bastante e foram registradas apenas duas pessoas feridas no último final de semana.  


O trabalho realizado na Barragem do Bezerro é semelhante ao que aconteceu na Lagoa do Portinho em Parnaíba que sofreu com a superpopulação de piranhas em 2009. “Lá tivemos um sucesso muito grande, o controle foi muito positivo. A piranha é um peixe que está em todos os nossos rios e, por conseqüência, nos nossos lagos que possuem ligação com eles. Este tipo de ocorrência ocorre em função do desequilíbrio ambiental, a ausência de predadores”, explica José Carvalho. Esta é a primeira de três etapas de inserção de alevinos na Barragem do Bezerro. As próximas devem ocorrer no final de novembro e no início do ano que vem.


Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais