Cidadeverde.com

TJ/PI vota proposta de eleição direta para presidência e vice

Imprimir
Os desembargadores vão votar amanhã (24) a proposta de se implantar eleição direta para escolha da presidência do Tribunal de Justiça do Piauí. Pela legislação atual, somente os 19 desembargadores têm direito a voto. A campanha faz parte do “Diretas Já nos tribunais”.

Foto: Evelin Santos

A proposta apresentada pela Associação dos Magistrados Piauiense é que os juízes participem também da escolha da presidência. O Piauí está se incluindo no debate sobre eleição direta para os tribunais de justiça do País. 

O desembargador Ricardo Gentil Eulálio acredita que o próximo pleitono TJ/PI  será realizado por eleição direta. 

“As Associações estaduais estão empenhadas nesta campanha junto com a Associação Brasileira dos Magistrados (AMB)”, disse Ricardo Gentil Eulálio.


“Sou favorável a eleição direita. É uma forma de democratizar a instituição,mesmo que os critérios de subjetividade estão cada vez mais reduzidos”, ressaltou o desembargador.

Para entrar em vigor no Estado, os desembargadores precisam alterar o regimento interno do Tribunal. A eleição direita só irá valer para os cargos de presidência e vice-presidência. A vaga de corregedor permaneceria da mesma forma.

Mês passado, uma comitiva de juízes se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Eulália Pinheiro, para reivindicar eleições diretas na Corte. O movimento no Estado é liderado pelo  presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro e todos os juízes.


Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais