Cidadeverde.com

Trabalhadores dos Correios podem entrar em greve

Imprimir
Nesta terça-feira, 13, Trabalhadores dos Correios se reúnem em assembleia para decidir sobre a greve da categoria, com indicativo para começar a partir desta quarta-feira, 14. A assembleia será as 18h30min, em frente ao edifício sede dos Correios em Teresina, na Rua 7 de Setembro, próximo ao Palácio de Karnak.

A possibilidade de greve é eminente. Com o déficit de aproximadamente 30 mil funcionários, houve aumento na sobrecarga de trabalho e há dois anos os trabalhadores da estatal não recebem qualquer reajuste. Ainda assim a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) permanece intransigente após sucessivas rodadas de negociações com os trabalhadores dos Correios.

Apesar do aumento da inflação no último período, a proposta de reajuste dos Correios permanece em apenas 6,87%, o que sequer repõe as perdas, que chegam aos 24%, segundo os cálculos dos trabalhadores. Diante disso, o sentimento da categoria é de partir para a greve.

Contra a privatização dos Correios

Além do reajuste nos salários, os trabalhadores dos Correios se mobilizam contra a MP 532 aprovada pelo Congresso e que abre o capital da estatal, transformando-a em Sociedade Anônima. Sob a justificativa de “modernizar” a empresa, o projeto abre as portas para a privatização da estatal. Lamentavelmente, esse ataque contou com os votos dos parlamentares do PT e do PCdoB. Já no movimento, a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios), embora tenha aprovado a campanha contra a medida, não encaminhou essa batalha.

O SINTECT-PI, através da FNTC (Frente Nacional dos Trabalhadores dos Correios), realizou ampla campanha na base contra a privatização, com jornal e cartilha que explicam os ataques da MP. Agora, a luta é para que o veto de Dilma e a esse projeto seja uma das principais bandeiras da greve. 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais