Cidadeverde.com

TV Cidade Verde flagra pacientes em UTI improvisada no HUT

Imprimir
A TV Cidade Verde divulgou nesta quarta-feira (12) imagens exclusivas de uma unidade de terapia intensiva improvisada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). No local, pacientes em estado grave são acompanhados sem as condições ideais para que não fiquem sem o mínimo atendimento. 


No vídeo, é possível ver pacientes ofegantes apenas com uma máscara de oxigênio, insuficiente para fazer com que ele passe a respirar normalmente.

No local, só parte dos equipamentos de UTI foram instalados. É possível ver ainda monitores que deveriam controlar os sinais vitais, mas estão desconectados. 

O HUT conta hoje com 426 pacientes, 137 a mais do que é capaz de receber. Inaugurado em maio de 2008, já era pequeno para a demanda, que inclui a capital, interior do Piauí e parte do Maranhão. 



Em meio as macas, com distância pequena demais uma das outras, um paciente já morto ficou por certo tempo na enfermaria. 

A Justiça já expediu decisões para que pacientes sejam encaminhados para a rede privada caso não existam vagas na rede municipal. 

Diretor do HUT, Gilberto Albuquerque admite dificuldades. "Claro, se eu tenho um espaço onde cabem seis e boto 10, até 12, eu vou ter uma queda na qualidade do atendimento. Mesmo que a gente atenda em situação inadequada ou precária, nós somos o único hospital com equipamentos e equipe em condição de salvar esses pacientes em estado crítico".  

reportagem de Joelson Giordani (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: UTIHUT