Cidadeverde.com

TV Cidade Verde testa linha e não consegue fazer integração de ônibus

Imprimir
O intervalo de uma hora, estabelecido como tempo limite pra os usuários do transporte público de Teresina gozarem do direito à metade do preço nos trajetos a partir da segunda viagem no sistema de integração, pode não ser o bastante para contemplar as necessidades dos passageiros de linhas com trajetos mais extensos. A reportagem da TV Cidade Verde fez um dos percursos e não conseguiu seguir viagem na outra linha, que demorou oito minutos a mais que o necessário para chegar a um dos pontos de baldeação.



O sistema que começará a funcionar no dia 2 de janeiro de 2012, estabelece o prazo de uma hora, que começa a contar a partir do momento em que o passageiro faz uso de seu cartão eletrônico. A próxima viagem, caso ocorra dentro deste intervalo, custará a metade do valor da passagem (R$ 1,05). A dúvida quanto à efetividade do sistema surge em relação aos usuários que utilizam linhas de percurso mais demorado.

Na linha 714, do Conjunto Mário Covas (zona Sul), a reportagem da TV Cidade Verde demorou 50 minutos em seu trajeto até a Praça Saraiva, isso apenas no primeiro destino. Contando com o tempo de espera na parada de ônibus pela linha 702, do conjunto São Paulo (zona Sudeste), que foi de 18 minutos, o passageiro pode facilmente extrapolar o tempo limite oferecido pelo sistema e acaba perdendo o benefício da metade do valor da passagem para seu segundo destino.



Em entrevista ao Jornal do Piauí, o gerente de planejamento da Strans, José Lopes, assegurou a efetividade da integração, tendo em vista os inúmeros testes realizados pela equipe de implantação do sistema. “Infelizmente o tempo é limitado, mas existe um tempo de segurança que atenderá aos usuários nas linhas mais longas”. José Lopes completa ainda, que os usuários poderão utilizar os pontos de integração situados nos cruzamentos das linhas, como o caso da parada da Tabuleta, que servirá de ponto de cruzamento entre várias linhas da zona Sul e Sudeste de Teresina.

 
Informações aos usuários
Segundo o gerente de planejamento do Strans, os usuários esporádicos de transporte coletivo poderão comprar um cartão eletrônico expresso, que poderá ser carregado com créditos eventualmente, lembrando que somente o usuário que possuir o cartão irá usufruir dos benefícios da integração. Os cartões estarão disponíveis para compra em no máximo 15 dias após a implementação do sistema.



Em relação aos pontos de integração, os mesmos serão identificados na cor verde, e contarão com painéis e folders com informações para tirar as dúvidas dos usuários, incluindo a listagem das linhas que neles estarão integradas.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais