Cidadeverde.com

Uespi divulga lista do Vestibular 2010; W. Dias vai a solenidade

Imprimir

A Universidade Estadual do Piauí divulga nesta manhã o resultado final do Vestibular 2010, com a presença do governador Wellington Dias. Ao todo, 35.029 candidatos se inscreveram  no certame concorrendo a 8.035 vagas, distribuídas por 28 cursos da seguinte forma: 2.790 vagas para os cursos convencionais na modalidade presencial; 520 vagas no programa de ensino a distância - 250 vagas destas destinadas ao curso de Administração Pública, que terá 60% de suas vagas destinadas aos servidores públicos efetivos - 1.728 vagas dentro do programa emergencial de educação básica – na forma de ensino a distância e presencial especial - 2.997 vagas para cursos de licenciatura dentro do programa de formação de professores do Ministério da Educação, por meio da plataforma Paulo Freire.

Para divulgar o resultado serão colocados stands em frente ao Palácio do Pirajá, sede da reitoria, para atender à imprensa. Os pontos de divulgação do material serão divididos por meio de comunicação. Pelo imediatismo na transmissão, apenas as rádios terão o material impresso. Já para a  comunidade presente, que sempre acompanha a divulgação do resultado, a lista completa será exposta no mural interno da Reitoria. Os demais meios de comunicação receberão o material em mídia, assim como as escolas devidamente cadastradas. O Nucepe irá divulgar o primeiro colocado de cada um dos cursos ofertados.

Dos 35.029 candidatos, 17.306 fizeram as provas na capital e 17.726 no interior. As avaliações foram aplicadas em 16 municípios, incluindo Teresina, totalizando 80 centros de aplicação de provas, sendo 28 na capital e 52 no interior. O maior centro de aplicação de provas em Teresina foi a Universidade Federal do Piauí - UFPI com 3.700 candidatos; seguido pelo Campus Poeta Torquato Neto, com 2.010 vestibulandos. 

O Nucepe informou também que dos 35.029 candidatos, 10.992 declararam-se oriundos de escola particular, enquanto 24.037 disseram ser de escolas públicas. “Esse dado vem provar que a UESPI é a instituição mais procurada por estudantes de escolas públicas”, afirmou o presidente do órgão, Francisco Felipe da Silva Filho. Segundo esses números, 68,60% dos estudantes vêm de escolas públicas, enquanto 31,40% dos vestibulandos são originários das escolas privadas.

O curso de Medicina foi o mais disputado com 2.078 candidatos inscritos para as 50 vagas,  o que representou uma concorrência de 41,55 candidatos por vaga. Em segundo lugar, aparece o curso de Enfermagem com 32,80 inscritos concorrendo a uma das 25 vagas em oferta. O curso de Fisioterapia desponta na terceira posição com 31,24 concorrentes para cada uma de suas 25 vagas abertas.

O Nucepe antecipa em 2 dias o resultado, já que o edital coloca que o tempo máximo para divulgação seria até o dia 08 de janeiro. A matrícula institucional dos aprovados para os cursos na modalidade presencial convencional e educação a distância – EAD ocorrerá no período de 22 a 26 de fevereiro. Já para os aprovados na modalidade presencial especial será de 13 a 15 de janeiro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais