Cidadeverde.com

Universidades do Piauí vão planejar reformas de sete aeroportos

Imprimir
Como resultado da primeira rodada de negociações para reforma, melhoria e ampliação dos aeroportos regionais do Piauí, a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) firmou posicionamentos frente à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) sobre a instituição que será responsável pelo estudo e diagnóstico dos sete aeroportos regionais do Estado incluídos no Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos do Governo Federal.

No projeto original do programa, a instituição indicada para realizar o estudo e planejamento das obras de reforma a serem executadas nos aeroportos regionais do Nordeste é a Universidade de Santa Catarina (UFSC), mas os estados do Piauí, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Sergipe estão em processo de renegociação dessa escolha, no sentido de priorizar a participação das universidades regionais.


Segundo o secretário de Transportes, Avelino Neiva, a posição do governo é defender a participação das universidades do Estado, a exemplo da UFPI, na realização do estudo e diagnóstico dos sete aeroportos incluídos no programa, tanto pelas peculiaridades da região onde estão localizados como para fortalecer a educação do Piauí. 

“Na reunião com a equipe da Secretaria da Aviação Civil nós fizemos o nosso posicionamento, se os projetos podem ser feitos pela Universidade de Santa Catarina por que não podem ser feitos pela Universidade Federal do Piauí, por exemplo? Foi esse o nosso posicionamento em Brasília, ficou anotado, e nós vamos ser chamados para uma próxima rodada de negociação”, afirma.

Os aeroportos incluídos pelo governo no programa de melhoria da malha aeroviária foram os de Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Paulistana, Picos e São Raimundo Nonato. A escolha faz parte da estratégia  para fortalecer os polos de desenvolvimento regionais, com prioridade para o Sul e Sudeste, em razão do agronegócio.

A primeira etapa do programa já começou e compreende o diagnóstico da infraestrutura existente nos aeroportos regionais, a elaboração do projeto de necessidades de investimentos e a projeção dos equipamentos a serem adquiridos.  É nesta fase e na da estruturação do projeto de execução das obras que entra a participação das universidades.

O secretário de Transportes Avelino Neiva acredita no entendimento com o Governo Federal. “A presidenta Dilma tem sido extremamente sensível a todos os pedidos do governador Wilson Martins para o desenvolvimento do Piauí. Em todos os ministérios e secretarias de Brasília onde estivemos nós encontramos a determinação da presidenta da República no sentido de encaminhar os pleitos do governador. E como o posicionamento do Governo do Estado é o de defender a participação das nossas universidades na elaboração dos projetos, acredito que por justiça isso será revisto”, argumentou o secretário.

O Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos foi lançado ainda no ano passado e conta com recursos do Fundo Nacional de Aviação (FNAC). Serão aplicados, na primeira etapa do plano de aviação regional, R$ 7,3 bilhões, com 270 aeroportos sendo contemplados em todo o Brasil. Para o Nordeste estão assegurados R$ 2,1 bilhões, recurso a ser investido em 64 aeroportos regionais, sendo que destes, sete são do Piauí.

O objetivo principal do Programa é promover a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária regional, tanto no que se refere às instalações físicas quanto aos equipamentos. Os investimentos serão aplicados, por exemplo, na reforma e construção de pistas, melhoria de terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outras.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais