Cidadeverde.com

Velório de Ciro Nogueira é na Alepi; Governo decreta luto

Imprimir
Atualizada às 13h33

O senador Ciro Nogueira acaba de chegar ao salão nobre da Alepi para acompanhar o velório do pai, o ex-deputado federal Ciro Nogueira Lima. O senador chegou acompanhado da mãe, Eliane Nogueira. Bastante emocionados, eles evitaram dar entrevista à imprensa. O corpo deve chegar em instantes.


Atualizada às 12h12

O ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), ao chegar na Assembleia Legislativa, onde o corpo de Ciro Nogueira Lima está sendo velado, disse que a morte do ex-deputado federal deixa um grande vazio e um legado para a família e piauienses.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

"Se perde um homem público, um grande piauiense. Ele teve um papel importante no processo de redemocratização e deixa um legado para os políticos e empresários do Estado", destacou Férrer.


Nesse momento (12h07), o corpo está sendo aguardado na Assembleia Legislativa. Políticos, familiares e amigos já estão chegando ao local.


Atualizada às 11h15

O ex-deputado federal Ciro Nogueira Lima (PP), pai do senador Ciro Nogueira, morreu na manhã de hoje (28), no Hospital Prontomed, Centro de Teresina. O político estava internado há três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar de um câncer de pulmão descoberto há sete meses.

Foto: Raulino Neto 

Recentemente Ciro estava sendo atendido em casa, mas na última terça-feira (26), seu quadro clínico piorou e ele foi levado ao hospital. Ele tinha 79 anos e era casado com Eliane Nogueira, nome atuante na política piauiense. 

Foto: Raulino Neto 

A esposa, os filhos e o irmão de Ciro, o ex-deputado estadual Aquiles Nogueira, foram ao hospital para a liberação do corpo, que saiu do Prontomed às 10h40. O clima é de comoção.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

O velório acontece durante toda esta quinta-feira na Assembleia Legislativa do Piauí, no salão nobre "Deputada Francisca Trindade", onde o corpo deve chegar por volta das 12h. O sepultamento está marcado para as 9h de amanhã (29) no cemitério São José, zona Norte de Teresina. A família aguarda a chegada de uma das filhas de Ciro, Juliana Nogueira, que mora no exterior.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com
Deputado estadual Francisco Ramos cumprimenta os familiares de Ciro

A carreira política de Ciro começou como secretário da Executiva Regional do PTB em 1960, passando pelo MDB e PMDB ao longo do Regime Militar de 1964. Ciro Nogueira Lima foi eleito pela primeira vez em 1982, pelo PMDB, para o cargo de deputado federal. Em 1986 disputou as eleições para senador pelo PFL, mas foi derrotado.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com
Deputado federal Júlio César também presta sentimentos 


Em 1990, foi eleito novamente para o cargo de deputado federal, pelo PFL. Em 2006, já pelo PP, foi candidato a vice-governador do Piauí, na chapa do ex-senador Mão Santa, mas perdeu as eleições. Desde então, Ciro Nogueira se afastou da política e passou a se dedicar aos negócios e à família.

O ex-deputado federal presidiu o PP do Piauí até a última segunda-feira (25), quando por motivos de saúde foi substituído por Júlio Arcoverde. 

Foto: Raulino Neto
Ciro Nogueira Lima ao lado do ex-secretário municipal de Esportes, Roberto Veloso, e da esposa, Eliane Nogueira.

Nascido em 22 de agosto de 1933 na cidade de Pedro II, Ciro Nogueira Filho era formado em Direito (1965) pela Faculdade Federal de Direito do Piauí, atual Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ciro também foi auditor fiscal da Previdência Social entre 1953 e 1984.

Luto oficial

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado federal Ciro Nogueira Lima. A assessoria do governador confirmou a presença de Wilson Martins no velório, que acontece na Assembleia Legislativa.

Foto: Evelin Santos / Cidadeverde.com


Flash de Yala Sena e Elivaldo Barbosa
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais